COMUNIDADES TÊM PRIMEIRO ENCONTRO COM CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA
Reunião aconteceu na sede do Centro de Referência e Assistência Social da Voldac e teve participação ativa de moradores
Fotos: Gazeta dos Bairros
A diretoria da Associação de Moradores dos Bairros Voldac, São João Batista, Jardim Caroline e Vila Dr. Arnaldo Barreira Cravo (AMAV) reuniu os moradores das comunidades para expor as demandas conseguidas junto ao governo municipal e promover o primeiro encontro com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Volta Redonda. A reunião aconteceu na noite de segunda-feira (09/05), na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras - Voldac), na Rua Salomão Machado da Silva.
O presidente da entidade comunitária, Marco Antônio Euzébio Alves, o Marquinho, e demais membros da associação, informaram aos moradores sobre o andamento das solicitações feitas ao prefeito Antônio Francisco Neto (União Brasil). Na manhã da segunda-feira, funcionários públicos realizaram poda nas árvores ao longo da rua Margarida Barreira Cravo, no bairro Voldac. Na semana anterior, as praças Getúlio da Silva Garcez (Jardim Caroline); Racine (São João Batista) e Santos Dumont (Voldac) receberam serviços de poda e corte de mato e grama.
Logo após, os moradores puderam conhecer os membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública, liderados pela presidente Rosane Pereira Soares, o comandante do 28° Batalhão de Polícia Militar, Ten-Cel-PM André Santos de Souza, o secretário de Ordem Pública, Ten-Cel-PM Luiz Henrique Barbosa Monteiro, o subsecretário de Ordem Pública, Ten-PM Amauri Pego, o subcomandante operacional do 22° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Major-BM Anderson Cardoso Santos da Silva. A comunidade listou diversas reclamações no tocante às condições de insegurança, tais como locais pouco iluminados e com mato alto, obras inacabadas e áreas de empresas abandonadas, além de poucas rondas de viaturas policiais nas localidades.
O secretário Luiz Henrique afirmou que o governo municipal adquiriu novas unidades de monitoramento por imagem de vídeo (câmeras) e a cidade conta com 1 mil unidades, e que até o mês de junho deste ano estarão instaladas e em funcionamento. "O contrato prevê que até o final do mês que vem todas as câmeras estejam em funcionamento, garantindo um olhar mais apurado na questão da segurança pública e no controle do tráfego de veículos em nossas vias públicas. Caso precisem de auxílio, os moradores podem ligar a qualquer momento para o telefone 153 e comunicar a ocorrência", esclareceu, acrescentando que a instalação das câmeras "depende de avaliação técnica, apesar de contar com a colaboração das associações de moradores".
Luiz Henrique contou ainda que o governo municipal busca novos parceiros na cidade para identificação de veículos suspeitos, por meio de câmeras instaladas nestes estabelecimentos. "Estamos buscando parcerias com os shoppings, supermercados, instituições financeiras, além de hospitais privados", finalizou.
O comandante Souza aproveitou o encontro com os moradores para deixar claro que os profissionais da unidade de segurança "estão atentos e totalmente comprometidos com o controle e com a garantia da segurança na comunidade, como em todos os extremos da região de monitoramento e atuação do 28º BPM". O policial também afirmou contar com a colaboração dos moradores para que o trabalho de segurança alcance o êxito esperado, e divulgou o número do disque-denúncia do 28º BPM, 0800-0260-667 e o 190.
Comments