top of page

CODEC-BM LANÇA PROJETO DE EMPREENDEDORISMO PARA JOVENS

Ação, em parceria com o Sebrae, visa capacitar estudantes de Ensino Médio da rede pública de Barra Mansa

Foto: Divulgação

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec-BM) fez o lançamento oficial do projeto 'Educação Empreendedora', na noite de quarta-feira (06/10), realizado em parceria com o Sebrae. Por meio dele, professores e estudantes da rede pública de ensino do município receberão capacitação com foco no empreendedorismo.

A primeira escola a ser atendida com o projeto será o Colégio Estadual Baldomero Barbará. O lançamento aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM) e contou com a participação de professores e da direção da escola, representantes do Codec BM, Sebrae, Aciap-BM, Sulcarj e Sescon.

As aulas serão ministradas para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, além da capacitação dos professores – serão atendidos, inicialmente, 170 estudantes e 53 docentes. O objetivo do projeto é disseminar e estimular o desenvolvimento da cultura empreendedora, por meio de capacitação online e também presencial. Estão previstas ações como palestras, oficinas, visitas a empresas e conversas com empresários, entre outras.

Durante o lançamento aconteceu a aula inaugural com a palestra “Empreendedorismo: Um Caminho Para o Sucesso – Novas Perspectivas de Atuação”, ministrada pelo consultor Márcio Cerbella.

Para o presidente do Codec BM, Bruno Paciello, o projeto vai contribuir muito para que os jovens possam desenvolver uma postura mais empreendedora diante do mercado de trabalho. Segundo ele, a parceria entre as instituições beneficia também o processo de aprendizagem ao capacitar os professores, promovendo a troca de experiências.

- Despertar a consciência empreendedora é muito importante para os nossos jovens, muitos têm boas ideias, têm iniciativa e precisam dessa orientação. E ela ser dada na escola, fazendo parte da sua formação, desenvolve cada vez mais suas potencialidades – ressaltou ele.

Arivaldo Mattos, membro do Codec BM, fez a abertura do evento e falou sobre a satisfação do conselho em desenvolver o projeto. “Sempre foi um sonho nosso que um projeto como esse fosse realizado nas escolas públicas e hoje, com a parceria com o Sebrae e outras instituições envolvidas, ele vira realidade”, afirmou.

A diretora do Colégio Baldomero Barbará, Regina Dornas Messias, agradeceu a oportunidade da escola ter sido a primeira a receber o projeto. “É um prazer e uma honra ser a primeira escola escolhida. Agradeço a equipe de professores e a vocês que estão incentivando essa ação. Esse projeto vem sendo construído por todos nós”, disse ela.

A analista do Sebrae, Fabiana Ramos, explicou que a adesão é voluntária e que houve um grande engajamento dos alunos e professores. “Vamos fazer a capacitação dos professores para que eles tornem o Empreendedorismo um tema transversal em suas aulas. Queremos ainda incentivar a relação com a comunidade, envolvendo os pais, com temas que possam ser desenvolvidos com eles também. Ao final, o objetivo é que eles saiam empreendendo a própria vida. O empreendedorismo transforma trajetórias, muda vidas”, concluiu.

Também estiveram presentes no lançamento o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul Fluminense (Sulcarj), José Marciano de Oliveira, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul Fluminense (Sescon), Willian de Paiva Motta, o diretor da Aciap-BM, Manoel Duarte, e o empresário do ramo de Educação e apoiador do projeto, Yukishigue Miki.

OFICINAS - Durante essa semana, já foram realizadas três oficinas para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Baldomero Barbará, denominadas “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo”, “Projeto de Vida” e “Relações Humanas”. A ação reuniu mais de 50 estudantes.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page