CÂMARA PROMOVERÁ SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE TDAH
Vereador Hálison Vitorino protocola Projeto de Lei sobre o tema; objetivo é reforçar ações por melhoria da qualidade de vida das pessoas com o transtorno
Foto: Divulgação
![](https://static.wixstatic.com/media/ce52fc_29bc32f333e947469ea379b578067a80~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/ce52fc_29bc32f333e947469ea379b578067a80~mv2.jpg)
A semana começa com mais uma ação positiva do vereador Hálison Vitorino (PP). O parlamentar protocolou Projeto de Lei Municipal criando a Semana de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, (TDAH), em Volta Redonda.
A medida visa ampliar os debates acerca do assunto, buscar soluções para garantir o diagnóstico ágil da doença, bem como promover a empatia e maiores informações sobre os avanços conquistados em busca da melhor qualidade de vida dos portadores de TDAH.
- Há muito desconhecimento e estigma em torno do TDAH, mas percebemos que conversas francas e trabalho conjunto entre os setores, podem auxiliar na resolução de entraves que dificultam a vida das famílias e dos portadores de TDAH. É isso que queremos com esta semana de trabalho, fomentar os debates e mostrar aos envolvidos que é possível enfrentarmos esse obstáculos juntos transformando para melhor a vida de quem tem TDAH - ressaltou o vereador Hálison Vitorino.
De acordo com o PL, a "Semana de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)", deverá ser lembrada, anualmente, na última semana de agosto. Nesse período serão promovidos debates e demais ações levando à população informações sobre o TDAH, sintomas, impacto na vida dos indivíduos afetados e suas famílias.
Profissionais da Saúde, Educação, familiares e a comunidade em geral, deverão ser envolvidos nas atividades ampliando as discussões sobre o tema e a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado para o TDAH.
ATIVIDADES - O PL propõe a realização de palestras, debates sobre o TDAH, envolvendo profissionais de saúde, educadores, especialistas e pessoas afetadas pelo transtorno. Outro foco será a distribuição de materiais informativos e cartilhas sobre o TDAH.
O período deverá ainda ser utilizado para a realização de workshops para pais, professores e profissionais da área da educação, com estratégias de apoio a estudantes com TDAH; exibição de filmes e documentários que abordem o tema, campanhas nas escolas, locais públicos e mídias sociais.
Caberá ao Poder Executivo Municipal promover e apoiar a organização da Semana de Conscientização sobre o TDAH, em conjunto com instituições, organizações e profissionais da área. Para o êxito da ação, o projeto estabelece que podem ser buscados apoios e parcerias com entidades públicas e privadas para a realização das atividades previstas na semana.
Comments