top of page

BARRA MANSA TRAÇA AÇÕES PARA PROMOÇÃO DE TURISMO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

Foco é gerir o turismo sustentável, com integração de serviços oferecidos no município e divulgação das potencialidades do setor

Fotos: Chico de Assis/CCS-PMBM

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa está investindo no planejamento e gestão do setor turístico, tendo como base a geração de emprego e renda, o estímulo ao empreendedorismo sustentável e a inclusão social. Para isto, vem trabalhando na identificação das potencialidades do setor e na integração de todos os setores da cadeia produtiva, desde empresários, artesãos, poder público e a comunidade local.

Com fundamento nesta proposta, o secretário da Pasta, Bruno Paciello, e a gerente de Turismo, Bhella Santos, se reuniram com a direção do Clube de Tiro Cicuta e do Clube de Aeromodelismo, ambos situados na Fazenda São Lucas, na Rodovia Lúcio Meira, Km 295, Jardim Guanabara, na Região Leste de Barra Mansa.

Segundo Paciello, uma das metas da Prefeitura é preparar o setor turístico para o pós-pandemia e auxiliar na divulgação das potencialidades do município. “O turismo tem um altíssimo potencial econômico, social, cultural e ambiental. Dados do setor apontam para um exponencial crescimento do turismo interno com a chegada das vacinas anti Covid e da alta do dólar. Com isso, a expectativa é para deslocamentos curtos, mas que tragam aventura, prazer e comodidade. Neste cenário, com incentivo da Secretaria de Estado de Turismo, estamos buscando reestruturar o setor, fortalecer a governança integrada e evidenciar para os turistas as atrações existentes em nossa cidade”, destacou.

O trabalho, de acordo com Bhella Santos, envolve o suporte a eventos que possam estimular o turista a permanecer por mais tempo no município. “Por exemplo, se o visitante estiver participando de uma atividade no Clube de Tiro ou de Aeromodelismo, precisa ter informações e apoio para hospedagem, alimentação, transporte, shows, eventos e afins. O turismo envolve toda uma cadeia produtiva, que perpassa pelas atrações do município, mas também, pela qualidade dos serviços oferecidos. Estamos trabalhando para que o visitante ao deixar a nossa cidade tenha o imenso desejo de retornar. É dessa maneira que pretendemos nos tornar referência na região do Vale do Café e em todo o país e integrar o Mapa do Turismo do Governo Federal”, disse.

Os diretores presidentes dos Clubes de Tiro e de Aeromodelismo, Fernando Nunes e José Luiz Rodrigues, respectivamente, aprovaram a iniciativa. “Atuamos com eventos direcionados a um determinado tipo de público, mas que precisa de opções de serviços no município. Por isso, a proposta da Prefeitura é tão importante, tem tudo para dar certo e impulsionar a geração de emprego e renda. Outro aspecto super importante, diz respeito à visibilidade e projeção que os equipamentos turísticos existentes no município passam a ter. Barra Mansa começa a vislumbrar a base de sua economia para além do comércio e as pessoas se sentem estimuladas a conhecerem as atividades que jamais imaginavam existir no município”, revelaram.

MODALIDADE - O Clube de Tiro Cicuta tem cerca de cerca de 150 associados, todos com permissão para o uso de arma de fogo credenciados pelo Exército Brasileiro e pela Polícia Federal, e funciona às sextas-feiras, sábados e domingos e feriados, de 8 às 17 horas.

A unidade cumpre múltiplas funções, já que o espaço de dois alqueires é utilizado para treinamento de agentes das forças de segurança de algumas cidades da região, como guardas municipais, policiais militares e civis, policiais federais, guarda particular da CSN, bombeiros, além de profissionais liberais, comerciantes e industriários.

O local é dotado de pista de 200 metros, para tiro de longa distância, pistas para tiro rápido e de precisão, pistas para ar comprimido e pista para tiro ao prato. As visitas podem ser agendas através do site: https://www.clubecicuta.com.br.

Ana Griselda da Rosa Antonio é diretora do clube, além de instrutora de tiro. Ela revela que a prática de tiros segue todo um procedimento educacional. “Aqui não se incita a violência. Ao contrário, a modalidade é focada no esporte e por isto, exige concentração, bom senso, disciplina e muito equilíbrio”.

Ela ainda revela que se engana quem pensa que o Clube de Tiro é um espaço tipicamente masculino. O local é frequentado por famílias, as mulheres estão engajadas no esporte e também utilizam os estandes de tiro.

No legado do Clube, os Mundiais de Tiro Esportivo, conquistado pelo presidente Fernando Nunes, em 1996, e o diretor de Silhueta Metálica Maurício César, em 1998, além de membros da nova geração que já estão conquistando diversos títulos.

AEROMODELISMO - Com 47 anos no segmento, José Luiz Rodrigues não esconde seu amor pelos miniaviões. “Quem experimenta, se apaixona. As competições são cercadas de emoção, adrenalina e muitas manobras radicais”, declarou.

O clube é associado à Confederação Brasileira de Aeromodelismo, funciona aos sábados e domingos, de 8 às 16 horas e tem atualmente 22 sócios.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page