BARRA MANSA TEM ENCONTRO PARA FORTALECER AÇÕES DE COMBATE À COVID-19 DURANTE NATAL
Entre as medidas, está a ampliação no horário de funcionamento do comércio, a fim de evitar aglomerações
Foto: Paulo Dimas/Ascom-PMBM
![](https://static.wixstatic.com/media/ce52fc_f14b7166da7c4a06b29df76796b2d5ba~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_651,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/ce52fc_f14b7166da7c4a06b29df76796b2d5ba~mv2.jpg)
Representantes dos setores de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Procuradoria e Ordem Pública da Prefeitura de Barra Mansa se reuniram com os membros das entidades comerciais Aciap-BM, CDL-BM, Sicomércio-BM e Codec para definir as estratégias no fortalecimento ao combate à Covid-19 no período de Natal. O encontro aconteceu no gabinete nesta terça-feira (24/11).
A reunião contou com a participação da gerente de Vigilância em Saúde do município, Juliana Machado Ferreira, da coordenadora do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19 e da UPA Centro, Gabriela Laviola Meireles, da gerente de Turismo, Bhella Santos, dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Jair Gomes, e de Ordem Pública, William Pereira, do Procurador Geral do município, César Catapreta, dos presidentes da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), Bruno Paciello, do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codec), Arivaldo Corrêa Mattos, do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Hugo Tavares Nascimento, e o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Paulo Nogueira.
Entre as ações apresentadas estão a ampliação do horário de funcionamento das lojas e estabelecimentos afins e fiscalização redobrada para o cumprimento dos decretos vigentes, como uso de máscara, distanciamento social e fornecimento de álcool gel 70º na entrada dos comércios.
Nos próximos dias um novo decreto será publicado, regulando as atividades até as 21 horas, no período entre os dias 7 e 24 de dezembro. Uma nova campanha de conscientização sobre a importância da manutenção das medidas de proteção também será lançada.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Jair Gomes avaliou que a ampliação do horário oferece menor possibilidade de aglomeração, mas implica na intensificação das ações de fiscalização. “Temos observado que alguns estabelecimentos estão relaxando na medida de prevenção. A pandemia não acabou, o vírus está em circulação. Por isto, vamos desenvolver esta campanha em parceria com as entidades, visando fomentar a economia do município, mas mantendo o foco na preservação das vidas. O comércio será um ponto de apoio à conscientização das implicações causadas pelo novo coronavírus”, destacou.
TESTAGEM - Durante a reunião outras questões foram tratadas, como a ocupação dos leitos hospitalares, os atendimentos de saúde e a testagem em massa da população para a Covid-19. Na oportunidade, a gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado Ferreira, explicou que 21 Unidades Básicas já dispõem de testes rápidos para atendimento aos cidadãos. “Vamos levar estes testes para todas as unidades e retomar as ações de testagem em massa. Hoje, Barra Mansa mantém estabilizado o número de internações e tratamento da Covid-19. Mas ainda é importante que as pessoas que fazem parte do grupo de risco permaneçam em suas casas”, alertou.
Já a coordenadora do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19 e da UPA Centro, Gabriela Laviola, orientou que as pessoas procurem o tratamento inicialmente na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. “Pessoas com sintomas gripais devem procurar as unidades de saúde do bairro. Este é o caminho mais prático e rápido”.
ROTATIVO - Ainda durante a reunião foi tratado sobre a volta do Estacionamento Rotativo como forma de regular o uso das vagas no centro comercial de Barra Mansa. O secretário de Ordem Pública, William Pereira, informou que o Rotativo retorna nesta quarta-feira (25/11). Durante toda a semana, os agentes que operam o sistema atuarão na orientação dos motoristas.
A cobrança do Rotativo efetivamente só começa na terça-feira, 02 de dezembro, no valor de R$ 2 a hora. Ao estacionar, o motorista precisará fazer a retirada do ticket com o monitor do local e guardar o comprovante dentro do veículo, em lugar visível. O período máximo de permanência na vaga é de duas horas. Se ultrapassar o limite de tempo, o motorista deve procurar o monitor para revalidar o bilhete.
Comments