top of page

BARRA DO PIRAÍ TEM PRESENÇA EM EVENTO NO MINISTÉRIO E CREDENCIA 18 UNIDADES DE SAÚDE

Foto: Divulgação/Secom-PMBP

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, esteve presente na oficina “Previne Brasil”, em evento realizado na segunda-feira (08/11), no auditório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Caju (Into), no Rio de Janeiro. Durante as palestras e rodas de conversas, que contaram com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o departamento conseguiu credenciar 18 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF), junto ao Governo Federal.

A “Previne Brasil” contou com poucas vagas presenciais e transmitida online pelo YouTube. No evento, os presentes foram orientados pela equipe técnica do Ministério da Saúde todos os indicadores do novo financiamento da Atenção Primária (antiga Atenção Básica), como capitação ponderada, indicador de desempenho e ações. Barra do Piraí foi representada pela diretora da Atenção Básica e de Saúde Bucal, Verônica Tancredo Massa, que comemorou a adesão de 18 ESFs, que, com isso, ganha recursos federais.

“Foi um evento enobrecedor e cheio de riquezas técnicas. Barra do Piraí poderá desenvolver a sua Saúde ainda mais, após o credenciamento dessas unidades básicas. Não podemos, em hipótese alguma, renegar a importância desse setor, que é a porta de entrada da população, já conhecendo, nos bairros, os problemas; e buscando suas soluções. Com mais recursos, faremos uma Atenção Primária de qualidade”, aponta Verônica, acrescentando que, além dela, esteve no evento, a chefe do Centro de Especialidades Odontológicas, Carina Lemos.

Para o secretário de Saúde, da Prefeitura de Barra do Piraí, Wagner Teixeira, o novo financiamento vai possibilitar a cobertura total da cidade pela nova Atenção Primária. “É um novo financiamento, que recebeu o nome novo de Atenção Primária. Com isso, há a possibilidade de cobertura de 100%, após a avaliação e aprovação das unidades, o que representa um avanço, tendo em vista que temos, hoje, a cobertura de apenas 30% dos serviços”, frisa Wagner Teixeira.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, relembrou dos investimentos que o Poder Público Municipal tem aplicado na Saúde, que chega na casa dos 30%, acima dos previstos em Constituição, que são de 15%. Esteves aponta que, ao assumir a gestão em 2017, teve a incumbência de assumir os hospitais da cidade (Santa Casa, Maria de Nazaré e Cruz Vermelha), o que, segundo ele, conseguiu abarcar parte dos problemas na área.

Seria pior se não tivéssemos feito tais investimentos nos hospitais. Sabemos da importância da Atenção Básica, que agora leva o nome de Primária. No entanto, não poderíamos abraçar todos os setores de uma só vez. Os hospitais estavam na iminência de fechar. E contornamos estas questões. Agora vejo como bem mais fácil e prático a aplicação de recursos nos famosos postinhos, principalmente porque a nossa intenção é reformar todos eles, como estamos fazendo com vários em diferentes pontos da cidade”, arremata.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page