top of page

BARRA DO PIRAÍ PROMOVE NOVO CHAMAMENTO PARA FAMÍLIA ACOLHEDORA


A Secretaria de Assistência Social promove novo chamamento para famílias que se interessam em participar do programa “Família Acolhedora”. A proposta é de acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio da família de origem por medida judicial protetiva. Famílias cadastradas são selecionadas para acolher, em sua residência, crianças ou adolescentes pelo período definido pela Justiça até seu retorno à família de origem. O serviço independe das condições financeiras da família que acolhe, já que ela terá a garantia de uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 1.212,00 por acolhido.

O “Família Acolhedora” é uma proposta do Governo Federal e está inserido em diferentes municípios pelo país. O serviço de acolhimento consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social.

De acordo com o secretário Interino de Assistência Social, Dione Caruzo, existem alguns critérios para adesão, como participar das capacitações e encontros propostos pela equipe técnica do serviço; receber a equipe técnica nas visitas domiciliares; contribuir na preparação da criança ou do adolescente para o retorno à família de origem, sempre sob orientação técnica dos profissionais do serviço.

Ainda há uma certa confusão quando comparada à ação com o ato de adoção. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente. E é um gesto de amor e carinho quando uma determinada família acolhe uma criança ou adolescente em seu meio. É uma demonstração de que existe amor entre as pessoas, o que pode, mesmo que por um tempo, despertar uma socialização ainda melhor”, aponta.

O prefeito Mario Esteves (PROS) também aponta para a possibilidade de “mais famílias estarem envoltas no mesmo pensamento de amor”. “Sabemos que pode não ser fácil acolher alguém diferente em nosso meio. Mas, o que nos faz iguais é a prática amorosa, a convivência e o amparo”, acredita Mario Esteves, lembrando que a atual gestão foi responsável pela inauguração do Abrigo Municipal, antes chamado de “Casa da Juventude”.

As famílias interessadas em participar realizarão seu cadastro no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, situado em Barra do Piraí, à rua Franklin de Moraes, nº329, no Centro. Ou através do site do serviço (transparencia.portalbarradopirai.com.br/index.php/pt/links/311) ou pelos telefones (24) 2442-4369 ou (24) 992291279.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page