top of page

BARRA DO PIRAÍ PROMOVE 'DIA D' DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Foto: Juan Barbosa/Secom-PMBP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra do Piraí promoveu, durante o sábado (15/10), o “Dia D de Conscientização contra o Câncer de Mama”, em evento realizado na Praça Nilo Peçanha, das 9 às 13 horas. Foram realizadas várias atividades, que envolveram, além de marcação de preventivo, noções de como promover o chamado autoexame, aferição de pressão, testes de glicemia, HIV e outras ações, que visaram, sobretudo, dar mais saúde às mulheres. A data está inserida no calendário oficial do município, na mobilização nacional conhecida como “Outubro Rosa”, com o objetivo ampliar o conhecimento sobre a doença e suas prevenções.

Estamos buscando ampliar os serviços de prevenção pelos bairros da cidade. Muitas das vezes, a população barrense – sobretudo os homens – busca atendimento tardiamente, quando, na verdade, a prevenção é sempre a melhor saída. Para tanto, a Atenção Primária, antiga Atenção Básica, está sendo revista e, dentro dessa questão, está atuando diretamente no foco preventivo”, aponta o secretário interino de Saúde, Dione Caruzo.

Ao longo do “Dia D”, vários profissionais da secretaria estiveram reunidos a serviço da população. Ao todo, foram cerca de 200 atendimentos, para pacientes citopatológicos, mamografia e consultas ginecológicas, no Caminhão da Saúde e nas Estratégias de Saúde da Família dos bairros Areal, Califórnia, Coimbra, Dorândia, Ipiabas, Parque Santana e Vargem Alegre. Além disso, houve parceria com a iniciativa privada, com atendimento de beleza e cuidados, como corte, esmaltação e outros, com alunos do curso Embelleze; e maquiagem, com produtos da Mary Kay.

Esse evento é extremamente necessário, sobretudo para que as mulheres tenham mais acesso aos seus cuidados, principalmente contra o câncer de mama. É um mês de prevenção, de consciência. Para isso, sugiro que façam seus exames, pois, hoje em dia, está em nossas mãos essa descoberta, seja com o autoexame ou com a mamografia. Eu sempre faço, a cada ano, por volta de setembro ou outubro. Espero que a população procure os postos de saúde onde têm mais acesso”, explica a moradora do Areal, Neusa Cristiana de Oliveira Alves.

Para o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (PROS), eventos como o “Dia D” são, sobretudo, para mostrar à população como proceder ante a casos como o de câncer de mama, um dos que mais acomete o sexo feminino. “É preciso fazer o autoexame, o toque. E procurar as unidades de saúde dos bairros. A prevenção e o cuidado são as melhores saídas para acabar de vez com este fantasma. O ‘Dia D’ é apenas um, mas a população precisa estar atenta a todos os sinais diuturnamente”, finaliza o chefe do Executivo.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page