top of page

BARRA DO PIRAÍ ENTRA EM ESTADO DE EMERGÊNCIA APÓS CHUVAS

Foto: André Marques/Divulgação

Após os estragos causados no município devido às fortes chuvas, nesta quinta-feira (22/02), a Prefeitura de Barra do Piraí declarou situação  de emergência nas áreas afetadas. A notificação se deve por conta de uma série de ocorrências estabelecidas pela cidade que, segundo informações da Defesa Civil, sofreu com um volume de chuva de 148 mm em cerca de 4 horas.

O prefeito Mario Esteves seguiu para uma reunião, no município de Japeri, com técnicos dos ministérios das Relações Institucionais e da Saúde.

O decreto determina que "considerando a elevada pluviometria, os deslizamentos de terras, inundações, alagamentos, danos em áreas públicas e privadas em vários bairros, a ocorrência de óbitos, obstrução e interdição de inúmeras vias públicas e estradas (como a RJ-145 e a BR-393), moradores desalojados; prejuízos em rodovias e logradouros públicos foi implantada a situação de emergência no município com foco nas seguintes localidades: Belvedere, Santana, Doutor Mesquita, Loteamento Firmino, Coimbra, Santo Antônio, Oficina Velha, Metalúrgica, Lago Azul, Morro do Gama, Asilo, Boa Sorte, Areal, Química, Parque Santana, Maracanã, Moqueca, Carvão, Vargem Grande, Caieira Velha, Represa, Caixa D’água, partes dos distritos de Ipiabas, Califórnia, Dorândia, Vargem Alegre, São José do Turvo".

Com o início das chuvas, na noite de quarta-feira (21/02), a Prefeitura de Barra do Piraí já começou a tomar as devidas providências para amparar a população. Sendo assim, foi estabelecida uma “rede de ações”, tendo como objetivo principal mobilizar equipes para atender as áreas mais afetadas.

A Secretaria de Defesa Civil monitorou ativamente a calamidade percorrendo os bairros enquanto o Corpo de Bombeiros está empenhado em realizar atendimentos emergenciais. A Secretaria de Assistência Social ofereceu atendimento às famílias e os encaminhamentos necessários.

Além disso, todas as áreas da saúde presentes no município estão mobilizadas para dar total suporte: Atenção Primária, Vigilância em Saúde, hospitais Santa Casa, Maria de Nazaré e Cruz Vermelha. Os postos de saúde tornaram pontos de assistência e acolhimento, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, que percorreram as ruas, em suas respectivas localidades, fornecendo orientações e auxílio.

Apesar dos esforços, devido a ocorrências causadas pelas fortes chuvas, foi constatada a morte de duas mulheres, Lígia Maria de Carvalho e Inara de Oliveira, um homem, Bruno de Carvalho, e um bebê, Gael Oliveira de Carvalho. Todos pertenciam à mesma família e com exceção de Lígia - encontrada na quarta-feira (21/02), todos foram encontrados ao longo desta quinta-feira (22/02).

Anteriormente, outros três homens que estavam nas proximidades da casa foram levados ao hospital, dois para a Santa Casa e um adolescente ao Maria de Nazaré. A Defesa Civil, em um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros permaneceram na busca dos desaparecidos desde a notificação do deslizamento.

O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, salientou o compromisso da prefeitura e, com pesar, lamentou os danos causados à cidade e, principalmente, a inúmeras vidas.

Nesta madrugada, a Defesa Civil, a Assistência Social e os Serviços Públicos trabalharam desde o início das chuvas. Apesar dos alertas sobre o alto volume pluviométrico, a situação se agravou bastante, deixando a cidade vulnerável e, infelizmente, com vítimas fatais e desalojados. Já tínhamos nas últimas chuvas decretado emergência, homologada até pelo Governo do Estado. Agora, sem dúvida nenhuma, decretamos situação de emergência. Para vocês terem um grau de comparação, parte da rodovia federal, a BR - 393, foi levada pela chuva, resultando em mais pessoas desalojadas. É uma situação trágica, porque, dessa vez, tivemos perdas de vida humanas. É uma situação extremamente desafiadora, quase, eu posso afirmar, um pesadelo. A prefeitura vai continuar a oferecer total apoio às famílias afetadas e eu estou visitando pessoalmente os locais atingidos. Quero assumir o compromisso em buscar soluções e assistência necessária”.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page