AULAS PRESENCIAIS DO UNIFOA SÃO RETOMADAS
Estudantes universitários detêm a opção de assistirem as aulas de maneira híbrida
Foto: Divulgação
Com segurança e respeitando os protocolos de biossegurança, os estudantes da área da saúde retornaram às atividades no início deste mês de agosto, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Educação Física e Ciências Biológicas, estarão divididos em seis prédios do Campus para garantir o distanciamento social necessário.
Os estudantes detêm a opção de assistirem as aulas de maneira híbrida. Por isso, a instituição preparou as salas para receber as duas modalidades. Acadêmicos dos outros cursos (Administração, Ciências Contábeis, Design, Direito, Engenharias, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Sistemas de Informação), continuarão com as aulas no sistema remoto, com os professores on-line.
O retorno das atividades só é possível com a preparação da instituição no âmbito administrativo e acadêmico. Os funcionários e professores foram treinados durante os últimos três meses para atuarem na utilização das ferramentas digitais e no âmbito da biossegurança.
Além disso, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), “acadêmicos da área de saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios”, poderão ser vacinados. A imunização dos estudantes aconteceu no mês de maio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), de Três Poços.
Além dos estudantes da área de saúde, os funcionários da instituição também foram vacinados. A imunização aconteceu de acordo com o PNI para os trabalhadores da área de educação.
SEGURANÇA - Com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes, o UniFOA se preparou e disponibilizou totens de álcool gel e tapetes sanitizantes nos principais pontos da instituição. Os ambientes e os equipamentos serão totalmente higienizados após a utilização. A temperatura na entrada dos laboratórios e salas de aula será aferida com termômetros digitais infravermelho.
De acordo com o Pró-Reitor Acadêmico, professor Luciano Marins, o planejamento do retorno das atividades aconteceu durante os últimos meses com apoio das coordenações e em contato direto com o Comitê de Biossegurança da instituição. “Fizemos um levantamento com os coordenadores dos cursos da área de saúde para analisar quais disciplinas poderiam retornar às atividades. A partir disso, o assunto foi discutido com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), de cada curso. O Comitê de Biossegurança nos auxiliou nos protocolos e equipamentos necessários para o retorno das atividades. Estamos trabalhando para manter a segurança dos acadêmicos, professores, funcionários da instituição”, disse o Pró-Reitor.
O Superintendente-Geral da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), José Ivo de Souza, revelou que a mantenedora priorizou os investimentos na parte tecnológica e de biossegurança. “Montamos diversas salas de aula com equipamentos modernos que permitem aos estudantes um maior conforto nas atividades, tanto de forma presencial ou de forma híbrida. Essa é uma forma que a Fundação encontrou de se adaptar aos tempos modernos, independente da pandemia. A tendência é a continuidade na utilização das tecnologias. O nosso objetivo é encantar os estudantes de forma a garantir uma formação de qualidade, atingindo ao final, uma excelente empregabilidade e profissionais empreendedores do futuro”, pontuou José Ivo.
“Estamos disponibilizando o canal de ouvidoria e redes sociais para o esclarecimento de qualquer dúvida ou sugestão. Os estudantes podem procurar os coordenadores, professores e funcionários da instituição. Estamos prontos para atendê-los”, finalizou o Superintendente-Geral.
O UniFOA preparou duas semanas especiais para o acolhimento dos ingressantes. Confira o calendário completo com a semana de acolhimento aqui.
Comentarios