top of page

AUDIÊNCIA SOBRE DENGUE PROPÕE COBRAR GOVERNOS POR VACINA

Fotos: Gazeta dos Bairros

Em audiência pública realizada na terça-feira (05/03), na Câmara Municipal, população e autoridades se reuniram para discutir estratégias e medidas que estão sendo realizadas em Volta Redonda contra a dengue. Os envolvidos no debate decidiram cobrar dos governos estadual e federal a liberação de doses da vacina contra a doença para o município, assim como foi feito para algumas cidades das regiões Metropolitana e Baixada Fluminense.

O município já registra mais de 4 mil casos e 10 óbitos estão sob investigação. O médico e sanitarista, profissional da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcelos participou do evento e discursou na abertura, pontuando sobre o avanço epidêmico da doença na cidade, região, estado e País.

Autoridades de saúde, representantes da sociedade civil e especialistas destacaram a necessidade de intensificar ações de prevenção, conscientização e controle do vetor. “A situação é preocupante e precisamos nos unir no combate ao mosquito. No mutirão do final de semana, no bairro Santa Rita do Zarur, aprendi muito com os agentes que visitaram minha casa e convido a todos para abrirem suas portas”, disse o vereador Edson Quinto, presidente da Casa Legislativa.

Durante a audiência, a coordenadora de Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, falou sobre os cuidados necessários. “É preciso que a população olhe seus quintais. O mosquito não voa muito longe, sendo assim, se alguém tiver com a doença, sugiro uma vistoria na residência. Estamos fazendo nossa parte e o papel de cada um é fundamental neste momento”.

Para o vereador, a audiência pública representa um passo significativo na busca por soluções efetivas, com a comunidade unida na luta contra a dengue. “A expectativa é que as discussões resultem em ações concretas e imediatas para conter a disseminação da doença e proteger a saúde dos cidadãos de Volta Redonda”.

A diretora de Vigilância em Saúde, Milene de Paula Souza Silva, falou sobre a disponibilidade de espaços para atendimento da população.

"As unidades de saúde estão disponíveis para as necessidades relacionadas à doença, em diversos locais da cidade, sendo que no bairro São Geraldo, a Unidade Básica funciona 24h", disse.

A representante do Pré-vestibular Cidadão do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), ressaltou sobre a importância da coleta seletiva de inservíveis nos bairros da cidade. "Aproveito esta audiência para reforçar sobre a necessidade de garantir a coleta seletiva como forma de recolher todo e qualquer recipiente que contribua para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti" disse ela.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page