top of page

ADVOGADAS SÃO HOMENAGEADAS EM JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO PELO DIA DAS MULHERES

Evento teve a presença da vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio


Fotos: Divulgação

O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Barra Mansa), Aloizio Perez, ofereceu na noite desta quarta-feira (20/03), um jantar especial para as advogadas do município. O evento integrou as celebrações pelo mês da mulher e reuniu mais de 100 advogadas do município em um restaurante local, além da vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio,  a vice-presidente da Comissão de Celeridade Processual, Carolina Miraglia, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OARJ, Tarcísio Amorim e representantes da OAB Resende.

Na abertura, Aloizio Perez lembrou que o evento era particular e preparado carinhosamente para as advogadas do município.“Organizamos tudo com a dedicação que as mulheres merecem, inclusive com a presença da Ana Tereza, que é uma liderança estadual e sempre teve uma preocupação com a advocacia do município. Um exemplo é o Curso de Aprimoramento em Direito Previdenciário, que tem a determinação dela. Importante lembrar que a OAB Barra Mansa tem o maior número de integrantes mulheres em todo o Estado do Rio, seguindo o princípio da paridade”.

A advocacia do Estado é composta por 52% de mulheres. Com base neste dado, Ana Basílio fez uma breve reflexão acerca das perspectivas de futuro. “Não queremos ser peças de xadrez, mas sim jogadoras. Participar das decisões para que elas sejam cada vez mais justas, adequadas, equilibradas e abrangentes. Não queremos privilégios, mas respeito profissional e pessoal para disputarmos os espaços de decisões, sejam na OAB, tribunais, executivo ou casas legislativas, em igualdade de condições”.

A vice-presidente da OAB lembrou que muitas representantes do sexo feminino morreram pelo direito exercidos pelas mulheres na atualidade. “Basta lembrar que na década de 1960, a mulher precisava do aval do marido para assinar contratos e que em 1932, teve direito ao voto. Que no século XIX, a advogada  Myrthes Gomes de Campos, lutou durante oito anos para ter a sua inscrição como advogada reconhecida pela Justiça. O primeiro júri por ela realizado atraiu os olhares de toda sociedade, afinal naquela época a advocacia era uma área exclusivamente masculina. Precisamos ter em mente que os espaços de poder não são dados, são conquistados. Nós, mulheres, somos amorosas, afetuosas e firmes e queremos seguir trabalhando ao lado de homens parceiros e que nos apoiam nesta caminhada, como o Aloízio Perez”.

MAIS CONHECIMENTO - Ainda este ano, uma parceria entre a Comissão de Mentoria e a ESA-RJ vai encaminhar um curso de pós-graduação no Sul Fluminense. Paralelo, seguem em andamento o curso de Direito Previdenciário e as palestras especializadas. A finalidade é levar conhecimento de qualidade e gratuitamente para que os advogados obtenham maior sucesso e honorários mais adequados.

CELERIDADE - O grupo do Giro da Celeridade Processual liderado pela presidente da Comissão de Celeridade Processual da Seccional e vice-presidente da entidade, Ana Tereza Basilio, visitou o Fórum de Barra Mansa na quarta-feira (20/03), com o objetivo de encaminhar demandas como a criação de uma Vara da Infância e Juventude, a designação de um juiz titular, a alocação de mais servidores nas Varas Cíveis, além da prorrogação do prazo de permanência do Grupo Emergencial de Apoio Cartorário (Geap).

Participaram da diligência pela OABRJ junto com Basílio o secretário-geral da Caarj, Mauro Pereira; a vice-presidente da Comissão de Celeridade Processual no âmbito dos direitos da advocacia, Carolina Miraglia; o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Tarciso Amorim; o presidente da OAB-BM, Aloízio Perez, o secretário Geral Douglas Maia, a sub-secretária e presidente da Comissão OAB- Mulher, Adriana Ribeiro, o advogado Leomar Gomes e o vice-diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Lucas Perez.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page