top of page

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA SÃO ABORDADAS NO FIM DE SEMANA

Equipes de Ação Comunitária e Saúde de Volta Redonda buscam criar vínculos de confiança para que moradores ingressem na rede de proteção

Foto: Felipe Carvalho/Secom-PMVR

A Prefeitura de Volta Redonda promove busca ativa às pessoas em situação de rua com objetivo de estabelecer vínculos de confiança para convencer as pessoas a saírem da situação de rua e ingressarem na rede de proteção do município ou promover a reinserção familiar. O trabalho é realizado em conjunto por equipes da Secretaria de Ação Comunitária (Smac), por meio do Departamento de Proteção Social Especial, e da Secretaria de Saúde (SMS), com o programa Consultório na Rua, que faz parte da Atenção Básica à Saúde. No fim de semana, as abordagens foram realizadas nos bairros Aterrado e Voldac. A equipe do Serviço de Abordagem Social da Smac contou com uma assistente social e um educador e o Consultório na Rua oferece atendimento multidisciplinar com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, funcionário administrativo e motorista. No Aterrado, o foco foi um casal que vive na Praça Mário Ferreira Torres; e na Voldac, a equipe acompanha um idoso que também vive em uma praça do bairro. De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Ailton carvalho, o serviço, ofertado diariamente pela secretaria, foi ainda mais intensificado por conta da pandemia da Covid-19, pela situação de vulnerabilidade dessas pessoas. “O objetivo do trabalho é de identificar as situações de risco social e pessoal. Fazer a aproximação, ofertando escuta qualificada e construir vínculo com eles. A equipe articula com a rede de serviços socioassistenciais, e demais políticas públicas, os encaminhamentos necessários para essas pessoas”, explicou o Ailton. ATIVIDADES - O serviço, que funciona toda segunda e terça-feira das 13h às 17h; quarta-feira das 15h às 21h; quinta e sexta-feira das 8h às 14h; atua em sistema de plantão aos sábados e domingos, beneficiando em torno de 60 pessoas por mês, entre idosos, adultos, crianças e adolescentes. Ele é ofertado de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa, que identifique na cidade a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de drogas e álcool, dentre outras. Em caso de aceitação de sair da rua, moradores contam com uma rede completa de assistência. Eles são encaminhados para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, que fica no bairro Aterrado e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; o Abrigo Municipal Seu Nadim, no bairro Nossa Senhora das Graças; ou para o abrigo temporário localizado na Arena Esportiva, no bairro Niterói, implantado especialmente para atendimento durante a pandemia da Covid-19.

O Centro Pop proporciona serviços de higiene pessoal, alimentação, retirada de documentos, contato familiar e atendimento psicossocial. O Abrigo Municipal Seu Nadim é um espaço de acolhimento provisório para adultos munícipes em situação de rua, encaminhados pelo Centro Pop, para resgatar os vínculos familiares, sociais e comunitários, assegurando a autonomia dos usuários. No abrigo criado para a proteção da população em situação de rua na Arena Esportiva, a estrutura conta com um espaço de isolamento para aqueles que apresentem sintoma suspeito de Covid-19.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page