CRISE MÉDICA E GERENCIAL ABALAM ATENDIMENTO NO HSJB
Médicos ameaçam demissão em massa por falta de insumos, materiais no setor UTI Covid-19 e salários defasados e com atrasos
Foto: Gazeta dos Bairros
![](https://static.wixstatic.com/media/ce52fc_559c970d34864fd08a2202688e1fbb78~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_407,al_c,q_80,enc_auto/ce52fc_559c970d34864fd08a2202688e1fbb78~mv2.jpg)
Os médicos do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, divulgaram nota num grupo de aplicativo de comunicação, denominado “Terceiro Clínico PSA HSJB”, seus pedidos de demissão, supostamente a partir do dia 1º de agosto, sob a alegação de "falta de condições de trabalho e a inércia administrativa da Organização Social (OS) Associação Filantrópica Nova Esperança" (que supostamente tem em sua diretoria o vereador Cláudio Rocha de Souza (PSDB), da cidade de São Gonçalo).
Segundo o comunicado dos médicos, “faltam de insumos, materiais, o salário está defasado, há atrasos de salário e, principalmente, no setor UTI Covid-19, pelos quais os terceiros clínicos estão responsáveis, sobrecarregando a função dos profissionais”.
Ainda conforme o comunicado, a situação é tão grave que faltam medicamentos básicos com Dipirona e fio para sutura. Também há informação de que cirurgias têm sido suspensas por falta de medicamentos.
Ainda na nota os médicos se dizem "desanimados com o HSJB".
“Após muito pensarmos, refletir e alinhar nossas ideias chegamos a um ponto final nessa história. Apesar de amarmos o Hospital São João Batista, no momento tornou-se estruturalmente inviável, sobrecarregado e financeiramente ruim manter nossa função de terceiro clínico. Sendo assim, estamos saindo de nossos plantões, deixando-os à disposição do PSA a partir de agosto”, conclui a nota.
Há informações extra-oficiais de que numa reunião com os médicos, a direção da OS informou que nesta sexta-feira, pode chegar um consenso e acabar com a possibilidade de demissão dos médicos do HSJB.
O vereador Jari de Oliveira (PSB), um dos principais desafetos do governo municipal, por ser crítico contumaz da entrega da administração dos hospitais Munir Rafful, no bairro Retiro, e HSJB às OS's, já vinha denunciando as reais condições desfavoráveis enfrentadas pelos profissionais de Saúde destas instituições. Em razão disso, a reportagem do Portal Gazeta dos Bairros continua acompanhando o desenrolar do caso, e voltará com o complemento das informações.