DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA É CANCELADO PARA EVITAR AGLOMERAÇÃO
Decisão do cancelamento do Ministério da Saúde é para evitar a aglomeração neste momento de pandemia
Foto: Carina Rocha/Ascom-PMResende
O governo do prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (DEM), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e seguindo a decisão do Ministério da Saúde, cancelou o "Dia D de Vacinação contra a Influenza", que estava previsto para o próximo sábado (09/05). A mudança se deu em razão do momento atual de propagação do novo coronavírus (Covid-19) em todo país, para evitar a aglomeração de pessoas nos postos de saúde.
Nesta semana, de 4 a 8 maio, serão vacinados crianças e adultos com comorbidade, além de professores. Em uma outra etapa, de 11 a 15 de maio, o público-alvo será formado por adultos de 55 a 59 anos, puérperas e deficientes físicos. De 18 a 22 de maio todos os grupos contemplados na campanha contra a Influenza poderão se vacinar. Além disso, as grávidas podem ser imunizadas durante toda a campanha.
Além disso, nesta quarta-feira, dia 6, haverá um sistema de vacinação em 'Drive-Thru' no estacionamento da Área de Exposições de Resende, de 9h às 16h. Poderão ser imunizadas contra a Influenza: gestantes, pessoas e crianças (maiores de 5 anos) com comorbidade. Este público-alvo deverá apresentar um comprovante confirmando a comorbidade.
A vacina contra a gripe não evita o coronavírus, mas protege todos os grupos de risco contra a Influenza e evita as internações nos hospitais. Em Resende, até agora foram imunizados 3.334 profissionais de saúde durante a campanha de vacinação.
Além disso, Resende também ultrapassou a cobertura vacinal dos idosos. Durante a campanha já foram 17.470 doses aplicadas neste público-alvo, com uma cobertura vacinal de 129,80%.
VACINAÇÃO - A Prefeitura reforça também para os pais e responsáveis a importância da atualização da caderneta de vacinação das crianças. Além da imunização contra a gripe, as crianças também devem ser vacinadas contra a Febre Amarela e o Sarampo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estas doenças são preveníveis com as vacinas, que estão disponíveis nos postos de saúde.