VEREADOR JARI CRITICA EFICIÊNCIA DE PLATAFORMA DIGITAL EDUCA VR
Vídeo com depoimento crítico de uma professora da Fevre foi exibido em plenário
Foto: Arquivo/Gazeta dos Bairros
A plataforma digital Educa VR, que já conta com mais de 30 mil alunos inscritos para o ensino digital da rede municipal de Volta Redonda, e está custando aos cofres públicos R$ 1,7 milhões, foi motivo de críticas por parte do vereador Jari Oliveira (PSB), na tarde de quarta-feira (29/04). O parlamentar aproveitou que a sessão da Câmara Municipal não aconteceu, devido a falta de quórum, para exibir vídeos contendo depoimentos críticos de uma professora da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), e de uma mãe de aluno sobre a plataforma.
No vídeo, a professora Cristina Roriz se disse angustiada com as dificuldades que os professores encontram com a plataforma digital. "Essa plataforma não funciona, pois estamos tentando postar atividades desde a semana passada e não obtivemos êxito. É preciso ficar de 12 a 15 horas para conseguir alguns resultados e, muitas das vezes, não obtemos sucesso", disse a professora, acrescentando que os alunos que possuem acesso à internet "não conseguem acessar a plataforma de forma contínua".
O vereador Jari Oliveira pediu ao colega de bancada, o vereador Rodrigo Furtado (PSC) para que levasse ao prefeito da cidade e à secretária de Educação, Rita de Cássia Andrade, o pedido para que cancelem o contrato de compra da plataforma. Para ele, o valor gasto deveria ser aplicado nas ações de combate ao novo coronavírus e na valorização dos servidores da Saúde.
- A bancada governista deveria intervir junto ao gestor municipal para que a secretaria de Educação utilize a plataforma gratuita do Google para Educação, que está sendo utilizada pela Secretaria Estadual de Educação. Essa verba que está sendo gasta pode ser usada nas ações contra a Covid-19 - orientou Jari.
Os produtos do 'Google for Education' são de fácil implantação, uso e gerenciamento. Com alguns cliques, os administradores de TI configuram novos dispositivos e gerenciam políticas em todo o distrito ou escola. O gerenciamento automatizado baseado em nuvem agiliza os processos e garante que todos os usuários estejam sempre atualizados.
Os sistemas 'G Suite' e o 'Google Sala de Aula' são gratuitos para escolas, e os 'Chromebooks' compartilháveis ampliam os benefícios da tecnologia de forma fácil e acessível para mais alunos, com suporte 24 horas e várias camadas de segurança que mantêm os alunos e os dados seguros.
REALIDADE - Os estudantes de Volta Redonda estão acompanhando as aulas de forma 'on-line', acessadas por meio de notebook, smartphone, computador, smartTV ou tablet. Apenas nesta quarta-feira (29/04), foram registradas mais de 764 mil interações no sistema, além de mais de duas mil salas de aulas abertas, sendo que mais de 25 mil aulas foram criadas com conteúdo, desde o início do uso do aplicativo.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta semana a entrega do conteúdo impresso aos alunos que não têm acesso à internet.
A plataforma foi criada para dar continuidade ao cronograma anual, devido a suspensão das aulas como medida de prevenção ao novo coronavírus. As aulas já estão sendo realizadas e os alunos que ainda não se cadastraram deve acessar o conectedu.tv. Além de todo o conteúdo pedagógico, a Educa VR permite interação entre alunos e professores para esclarecimento de dúvidas.
A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou que o material didático disponível impresso para os alunos sem acesso à internet está sendo entregue forma organizada pelas unidades escolares e com horários agendados.
“Através de um levantamento realizado pelos diretores estamos entregando esse material didático aos alunos que não têm acesso a internet. A plataforma é uma solução funcional para a Educação enfrentar a pandemia do novo coronavírus, além do sistema conectar professores, alunos e instituições. Os estudantes têm possibilidade de participar de aulas ao vivo e ainda poderão fazer questionamentos aos professores, em um plataforma simples e fácil de ser utilizada”, declarou.