VAZAMENTO DE ÓLEO COMPROMETE CAPTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
Óleo despejado no Rio Paraíba do Sul interrompe operação de estação de tratamento de água
Foto: Divulgação/Secom-PMVR
Um vazamento de óleo no Rio Paraíba do Sul fez com que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) suspendesse a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Belmonte, que abastece toda a cidade de Volta Redonda. A medida foi tomada como forma preventiva, para evitar contaminação e danos maiores à população atendida pelo sistema municipal de abastecimento de água.
A autarquia informou que o funcionamento da ETA Belmonte foi retomado após a passagem da mancha de óleo que apareceu no rio Paraíba do Sul. A autarquia ressaltou que foi realizada e analisada a coleta da água e que esse procedimento ocorre de hora em hora, conforme a metodologia padrão do Saae.
O vazamento ocorreu fora do município de Volta Redonda e está sendo apurado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA-VR) e SMMA de Barra Mansa. A intenção é localizar os responsáveis pelo vazamento.
De acordo com o diretor executivo do Saae-VR, José Geraldo dos Santos, o Zeca, a determinação foi garantir a retomada da operação da ETA o mais rápido possível, de forma segura e eficaz, para minimizar efeitos de desabastecimento de água na cidade.
"A recomendação é para que toda a população faça uso racional e economize água, uma vez que o Saae-VR tem o compromisso de levar água de qualidade aos moradores de Volta Redonda", esclareceu.