COMUNIDADE DO AÇUDE II RECLAMA RETIRADA DE ÚNICA MÉDICA DA UBS
Foto: Reprodução/Rede Social André Luiz
Os moradores da comunidade do Açude, em Volta Redonda, usaram a rede social para externar a insatisfação de todos quanto à situação na Unidade Básica de Saúde do Açude II "George Furtado Vieira Pandeirinho". Eles afirmam que foram pegos de surpresa, esta semana, com a retirada da médica generalista (Clínica Geral), Edisla Rocha, que atuava na localidade, segundo eles, há aproximadamente 10 anos, e que a decisão teria partido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-VR).
A reclamação foi postada na página do morador André Luiz, o 'André do Esporte', que considerou "uma falta de respeito com a comunidade, que agora está sem médico na Unidade Básica de Saúde".
"Isso é uma falta de respeito, pois segundo informações, a drª Edisla foi transferida para outra unidade básica. Como pode o prefeito fazer isso, tirando uma médica sem aviso, já que nem ela sabia que seria transferida para o bairro Mariana Torres? E agora senhor prefeito e senhor secretário da saúde, como fica a comunidade do bairro Açude II? Uma total falta de respeito. Queremos a drª Edisla de volta. Então, façam a coisa certa. Queremos respeito e uma resposta urgente, não podemos ser prejudicados pelo governo", desabafou André Luiz, em sua rede pessoal.
Na postagem, o morador questiona, e não é respondido, "como ficam as consultas agendadas?".
- E as consultas dos dias 17,18 19 e 20 (Dezembro)? E quem está agendado? -, questiona André.
A postagem de André Luiz mobilizou mais de 150 pessoas da comunidade para o problema. Uma delas foi Eni Freitas. "Que absurdo a doutora está aqui há anos. O pobre não tem direito de fazer tratamento com médico de confiança dele. Ela cuidou muito tempo do meu esposo, que infelizmente já faleceu há cinco anos. Pessoas que tratam há anos com ela ficam em situação cada vez mais difícil", pontuou Eni.
Em resposta à moradora, André Luiz convocou a comunidade para promover um abaixo-assinado. Vamos assinar o documento que está em vários locais do Açude II, entre os quais o 'Bar do Carlito', na 'Loja da Dona Ana', na Rua Cinco; e na 'Loja da Dona Graça', na Rua 4. Vamos fazer a diferença e valer o nosso direito, pois a drª Edisla está há 10 anos prestando um ótimo serviço na UBS do Açude 2", conclamou André Luiz, o André do Esporte.
Ele ainda postou algumas fotos da UBS do Açude II, bem como um 'print' de uma postagem de rede social, supostamente atribuído ao prefeito Elderson da Silva, o Samuca (PSDB), onde há um suposto esclarecimento para uma pessoa de nome 'Larissa', sobre o ocorrido. "Bom dia, Larissa. Falta de respeito é manter funcionários em sistema de RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), trabalhando feito máquinas, sem seus direitos trabalhistas. O que estamos fazendo é uma transição, substituindo os RPAs por profissionais concursados e inclusive orientamos a todos que participassem do processo para continuar exercendo suas funções no município. Informo que a unidade não ficará prejudicada com a transição e logo a situação estará regularizada.", conclui o texto no 'print'.