top of page

'ESPAÇO AFRO RUA' MARCA EMPREENDEDORISMO EM VR

Local de fomento ao empreendedorismo cultural abre no Mercado Popular do Retiro nas comemorações pelo Dia da Consciência Negra


Volta Redonda ganha nesta quarta-feira (20/11), em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Espaço Cultural Afro Rua. O local de fomento ao empreendedorismo cultural fica no 2º Bloco do Mercado Popular do Retiro, na Avenida Waldir Sobreira Pires, na entrada do bairro Vila Brasília.

A festa de inauguração começa às 8h, com início dos graffitis nos quiosques. Às 9h terá apresentação do grupo de samba Bateria Show e, às 10h, o prefeito Elderson da Silva, o Samuca (PSDB) entrega oficialmente o local à população.

O prefeito afirmou que a abertura do Espaço Afro Rua confirma o compromisso do Governo Municipal de investir na cultura e na economia da cidade. “A iniciativa, inédita na região, tem como objetivo ressaltar o potencial dos afroempreendedores, dando oportunidade para mostrarem e comercializarem seus trabalhos. Além disso, eles passam a atuar como agentes para o desenvolvimento econômico e cultural”, falou o prefeito.

O Espaço tem 11 quiosques e a ocupação foi feita por meio de edital de seleção, realizado entre 2017 e 2018, destinado a jovens negros com projetos de empreendedorismo cultural. A seleção dos projetos ficou a cargo de uma comissão especial de jurados, com representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Palmares, Sebrae, Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as delícias preparadas pelo quiosque 'Muana Anastácia Brilho Doce', que comercializará os doces mais variados e de tradição garantida. Os clientes poderão saborear delícias como bolos, cupcakes, pirulitos, maçãs e docinhos, tudo decorado para abrilhantar mais ainda a festa particular das famílias.

Foto: Reprodução

Os candidatos apresentaram propostas de livrarias, moda, gastronomia e música, todas em diálogo com a cultura afro. Durante o período de seleção, os empreendedores receberam uma série de workshops de capacitação junto com o Sebrae, que é o grande parceiro neste projeto.

Segundo a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, o Espaço Afro Rua tem potencial para se tornar referência em todo o Estado do Rio de Janeiro e, a longo prazo, pode se tornar um case nacional de afro empreendedorismo, economia criativa e política pública para ocupação de espaços.

“Os jovens aprovados têm a permissão de uso dos quiosques por quatro anos, um período eficiente para impulsionar o seu negócio e gerar renda. Ao mesmo tempo, o Espaço Afro Rua será uma opção de lazer e consumo de arte, um polo cultural descentralizado, ao alcance da periferia”, disse Aline.

SEMANA DO POVO PRETO – Além da abertura do Espaço Afro Rua, no Retiro, a semana da consciência negra em Volta Redonda terá extensa programação cultural. O Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, receberá a programação da 3ª Semana do Povo Preto.

Ainda na quarta-feira, dia 20, haverá a abertura da exposição “Orixá Itan” (Mitologia Africana), às 18h, com os trabalhos da artista Júlia Cídio, participante do edital de ocupação cultural do espaço. A exposição poderá ser visitada até dezembro no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília.


A programação completa inclui:


21/11

14h às 21h – Exposição Orixá Itan, por Júlia Cídio

17h – Ensaio Aberto Cia Intervalo – A Cor do Sangue

18h – Apresentação Coletivo Flor de Maio Humanizar


22/11

14h às 21h - Exposição Orixá Itan, por Júlia Cídio

14h às 18h – Feira Troque Livros edição “Fogo nos Racistas” + Sarau

18h - palestra “A grande jornada da África até Volta Redonda” com o escritor Durval Arantes, natural de Volta Redonda e que reside em São Paulo desde 1984. Professor de inglês, pesquisador e fomentador das culturas de matriz africana, é também autor do livro "O último negro" e do livro "O enigma Ashanti".


23/11

14h às 21h - Exposição Orixá Itan, por Júlia Cídio

14h às 17h – Rede Feminina Preta de Moda Afro com participação de Fátima Negrann

17h as 21h30 – Roda Cultural de Rima de Volta Redonda


24/11

14h às 21h - Exposição Orixá Itan, por Júlia Cídio

14h às 20h – Festival de Curimba (encerramento) com:

Ogans Luz do Caminho – Vassouras, Tambores de Angola – Valença,União Espiritualista Mina Congo - Pilares, Curimbeiros de Xangô – Teresópolis, Tenda Espírita Vovó Cambinda e Tia Chica – Pinheiral, Curimbas Emoções e Fé - Rio de Janeiro, Tufec - Barra do Piraí, Centro Espírita Ogum Guerreiro – Pinheiral, Feuphar/Pai Congo de Aruanda - Volta Redonda.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page