top of page

CIDADES APRESENTAM AVANÇOS EM ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS

Barra Mansa e Volta Redonda oferecem tratamento de qualidade à população

Foto: Paulo Dimas/Secom-PMBM

O governo dos prefeitos de Barra Mansa e Volta Redonda, Rodrigo Drable (DEM) e Elderson da Silva, o Samuca (PSDB), respectivamente, apresentaram marcas expressivas na atenção odontológica aos moradores das duas cidades. Enquanto em Barra Mansa cresce os número de espaços destinados ao atendimento dos usuários, Volta Redonda se destaca pela realização de cerca de 500 mil procedimentos odontológicos, desde o início da administração, em 2017.

Em pouco mais de um ano após as obras de reforma e ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Prefeitura de Barra Mansa levantou um saldo positivo de atendimentos e prestação de serviços a população. O espaço tem capacidade para atender 24 usuários diariamente. Mensalmente são registrados uma média de 100 procedimentos por especialidade, cerca de 450 Raios-X e 50 próteses dentárias. Todos os serviços são prestados de forma gratuita para aos munícipes.

O espaço oferece atendimentos para as especialidades de cirurgia oral, a bucomaxilo, periodontia, odontopediatria, estomatologia, endodontia, extração dentária e a pacientes especiais.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, informou que a equipe é formada por 12 dentistas, dois técnicos de higiene dental, sete auxiliares de consultório e dois técnicos de Raios-X. “Após a ampliação do Centro de Especialidade percebemos como os serviços foram aprimorados. Hoje proporcionamos para a população um ambiente bem mais adequado para receber os pacientes. Com sete consultórios odontológicos totalmente climatizados e modernamente equipados prestando atendimentos radiológicos e odontológicos”, expressou o secretário.

O coordenador do CEO, Carlos Augusto Barenco disse. “Para que o paciente receba nosso atendimento é necessário que ele passe por alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), para que após uma avaliação, seja encaminhado para nós. Aos moradores do Centro de Barra Mansa o serviço pode ser realizado no consultório, mediante a comprovação de residência”, concluiu.

O Centro de Especialidades Odontológico de Barra Mansa fica situado à Rua Professor Pedro Vaz, 232, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Telefone: (24) 3323-2575.

VOLTA REDONDA - Com área de abrangência de quase 30 mil moradores, a Clínica Odontológica Concentrada (COC) no bairro Santa Cruz, é um exemplo do serviço de excelência prestado pela rede municipal de Saúde de Volta Redonda. Em pouco mais de dois anos de funcionamento, encerrou a demanda reprimida dos bairros Santa Cruz e Santa Rita do Zarur. Inaugurada em julho de 2017, a unidade passou a oferecer o tratamento aos moradores, que antes eram assistidos nas clínicas do Aterrado e Santo Agostinho.

O prefeito Samuca Silva lembrou que entregou a clínica funcionando efetivamente em 20 de julho de 2017. “O comprometimento da equipe de profissionais e a estrutura da clínica oferecem segurança e conforto durante o tratamento odontológico. Além disso, a proximidade de casa facilitou o acesso ao dentista”, afirmou.

Fotos: Gabriel Borges/Secom-PMVR

Somente no COC Santa Cruz, da data de inauguração até setembro de 2019, 2.940 pacientes foram assistidos, somando 13.506 consultas e 1.887 atendimentos emergenciais. Com uma equipe de oito dentistas, quatro auxiliares, uma técnica, duas recepcionistas e uma auxiliar de serviços gerais, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma média de 60 atendimentos/dia. A estrutura conta com quatro consultórios em uma mesma sala e três isolados para prótese, endodontia e odontopediatria.

A gerente da unidade, Cláudia Christina Rodrigues Gonzaga, lembrou que um dia após a inauguração foram cadastrados 1.608 moradores à procura de atendimento. “Esse número chegou perto dos três mil, mas conseguimos atender a todos e zerar essa demanda reprimida”, explicou Claudia, reforçando que, agora, os pacientes são referenciados pelas unidades da Atenção Básica do Santa Cruz e Santa Rita do Zarur. “Hoje, são cerca de 90 inscritos para começar o tratamento”.

Lúcia Helena Martins é moradora do bairro Santa Cruz há mais de dez anos e, antes da inauguração da clínica odontológica no bairro, frequentava consultórios de dentistas particulares. “Comecei o tratamento aqui há alguns meses e fui muito bem atendida. Não vejo diferença no atendimento na clínica em comparação com qualquer consultório particular. Aliás, tem uma diferença ótima: aqui é de graça. Fora a equipe nota dez desde o acolhimento, da recepcionista aos dentistas”, falou Lúcia.

Katheryn Taiane acompanha a filha Júlia, de 9 anos, nas consultas e confirma o atendimento diferenciado. “Minha filha se sente segura na clínica. Crianças, normalmente, não gostam de dentistas, mas aqui ela aprendeu a importância de cuidar dos dentes e da prevenção”, contou.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, informou que cerca de 100 cirurgiões dentistas atuam no serviço odontológico de Volta Redonda. Esses profissionais oferecem à população tratamento de dentística, periodontia, endodontia, odontopediatria, bucomaxilo e prótese. “Com esse serviço, aliado a uma rede de prevenção, estamos encerrando em Volta Redonda a cultura de arrancar dentes. Estamos promovendo tratamento completo e adequado, de graça para a população”, falou.

Rosana Frizas de Miranda, da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que o trabalho de prevenção acontece em várias frentes. “Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com os Centros de Referência à Assistência Social (Cras) e os Centros de Assistência Psicossocial (Caps), os profissionais dentistas fazem palestras e as crianças criaram até o “Cine Dentinho”, que incentivam e ensinam a escovação correta, por meio de filme de animação”, explicou.

REDE DE ATENDIMENTO - O prefeito Samuca Silva reforça que o município dispõe de serviço odontológico público diferenciado. São seis Clínicas Odontológicas Concentradas (COC) e três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que ficam nos bairros Aterrado, Santo Agostinho, Siderlândia, Jardim Tiradentes, Conforto, Eucaliptal, Vila Brasília, Retiro, além do Santa Cruz. Assim, garantem o acesso de toda população. “O resultado alcançado em dois anos e dois meses de funcionamento no COC Santa Cruz confirma que o município está no caminho certo no cuidado com a saúde bucal da população”, acredita o prefeito, acrescentando que, em todo município foram realizados quase 500 mil procedimentos odontológicos entre 2017 e julho de 2019.

Os moradores também contam com cirurgiões dentistas em 44 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF); e ainda têm atendimento de emergência 24h na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho e no Cais (Centro de Assistência Intermediária de Saúde) Aterrado.



Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page