FEIRA DE EDUCAÇÃO E CARREIRAS TEM INÍCIO NA ILHA SÃO JOÃO
Dia D do evento será voltado para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência
Fotos: Arquivo/Secom-PMVR
Volta Redonda sedia a 3ª edição da Feira Educação e Carreira a partir desta quarta-feira (11/09) até o próximo sábado (14/09), das 9h às 21h, na Ilha São João. Este ano, a novidade da feira é o 'Dia D', uma ação voltada à inclusão profissional da pessoa com deficiência e reabilitados do INSS. O 'Dia D' tem o objetivo de fortalecer as políticas de empregabilidade para este público, aproximando empresas e trabalhadores.
A Feira de Educação e Carreira, considerada como o maior evento do setor no Sul do Estado, é realizada pela Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), com apoio da Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Educação, além da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) e Coordenadoria Municipal da Juventude. Na última edição o evento reuniu 67 instituições de ensino, registrando a presença de aproximadamente 15 mil visitantes, que tiveram acesso a 80 palestras e dois seminários.
O prefeito Elderson da Silva, o Samuca (PSDB), lembrou o sucesso dos eventos anteriores. “A feira é mais uma oportunidade para os jovens ampliarem seus conhecimentos. O público vai poder conferir conteúdos sobre futuro, práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e profissional”, contou o prefeito.
O subsecretário de Educação de Volta Redonda, Leandro Flores, contou que o município tem várias ações para promover a inclusão do PCD, na Educação, Assistência, Saúde, Trabalho e essa com certeza será mais um de grande sucesso.
"O dia D esse ano acontece dentro da Feira Educação e Carreira. É uma alegria enorme receber o evento, pois a Feira também tem essa pegada da inclusão. Com essa ação, mais do que obedecer a Lei de Cotas, as empresas têm a oportunidade, do ponto de vista social, de oportunizar a independência e a inclusão dessas pessoas. Além disso, a ação busca dar melhor atenção e orientação para as pessoas que possuem habilidades independente do tipo de deficiência e aproximá-las do mercado de trabalho", disse Leandro.
Serão diversas atrações com abordagem de temas atuais e inovadores durante os quatro dias de evento visando atender os diversos públicos da Feira quando se fala de futuro, práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e profissional.
A programação da Feira ainda conta com palestras, oficinas, minicursos e também uma praça de alimentação, além de lounges para os momentos de descanso, integração e network dos participantes. Os temas das palestras serão diversos e misturam Inovação, Tecnologia, Carreira, Mercado de Trabalho, Empreendedorismo, entre outros.