RODRIGO FURTADO REQUER AUDIÊNCIA PARA DEBATER 'SETEMBRO AMARELO'
Foto: Arquivo
O vereador Rodrigo Furtado (PTC) apresentou nesta terça-feira (03/09) um requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Volta Redonda solicitando a realização de Audiência Pública, com o objetivo de possibilitar que a sociedade possa debater abertamente sobre o tema 'Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio', no dia 25 de setembro. O parlamentar avaliou que após o 'Jogo Baleia Azul', a incidência dos casos entre adolescentes e jovens ascendeu a luz vermelha das autoridades do setor de Saúde e observatórios sobre relacionamentos sociais.
O parlamentar argumenta que desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), organiza nacionalmente o 'Setembro Amarelo'. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha 'Setembro Amarelo' cresceu e atualmente conquistou o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das secretarias de Saúde e de Assistência Social nos estados brasileiros, núcleos, associações e de toda a sociedade é de fundamental importância.
Como resultado do esforço, em 2016, foram garantidos espaços inéditos na imprensa e em outras plataformas de divulgação. Alguns monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro foram inseridos na campanha. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.
Rodrigo Furtado elencou diversos materiais de uso público para conhecer melhor o problema: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.
DIRETRIZES - Em 2017, a ABP e o CFM criaram as Diretrizes para Participação e Divulgação do Setembro Amarelo. O documento serve para orientar toda a sociedade sobre a participação na Campanha, como utilizar corretamente os materiais de utilidade pública produzidos e de que maneira incentivar o Setembro Amarelo em cada região.
As Diretrizes destinam-se a pessoas físicas, empresas e demais parceiros que queiram atuar junto à ABP e ao CFM na diminuição do estigma e, consequentemente, na prevenção ao suicídio. Acesse abaixo e saiba como participar da Campanha Setembro Amarelo.