RESENDE É POLO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Evento foi realizado na Academia Militar das Agulhas Negras e na Universidade Estácio de Sá
Foto: Carina Rocha/Secom-PMR
O município de Resende está recebendo profissionais da Atenção Primária à Saúde da região para uma capacitação promovida em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde, o Hospital Albert Einstein e as Secretarias Municipais de Saúde. O evento aconteceu na segunda-feira e nesta terça-feira, de 9h às 16h, em dois locais: na Academia Militar das Agulhas Negras, para profissionais de Resende, e na Universidade Estácio de Sá, para profissionais dos demais municípios.
O objetivo da capacitação foi difundir o projeto de Planificação da Atenção à Saúde, o Planifica SUS, entre todos os profissionais desse segmento. Ao todo, cerca de 900 profissionais participam do processo, sendo 500 da Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Resende e 400 de Quatis, Porto Real e Itatiaia.
De acordo com a superintendente municipal de Atenção Primária à Saúde, Cácia Osório, a capacitação é responsável por alinhar os profissionais na aplicação do planejamento voltado para o tratamento de casos de hipertensão e diabetes. A escolha do tema central acontece em virtude de indicadores, que sinalizam a necessidade de mais atenção voltada para essas doenças.
A integração é promovida por profissionais da própria Prefeitura de Resende, chamados ‘facilitadores’, que foram escolhidos para transmitir o conhecimento sobre o tema central. Durante o evento, o PlanificaSUS será apresentado através de worshops, oficinas, discussões e orientações. O intuito é que a Atenção Primária dos municípios envolvidos ofereça a mesma linha de cuidado com os hipertensos e diabéticos.
Devido a sua estrutura e serviços oferecidos, Resende foi definida como um dos polos do evento pelo Ministério da Saúde. Com isso, fica responsável por centralizar na região as atividades válidas pelo projeto de abrangência nacional. Além deste encontro, outras quatro oportunidades esse ano estão previstas para acontecer, sendo todas nas primeiras segundas e terças-feiras de cada mês, com exceção de outubro. As capacitações seguem abordando a hipertensão e a diabetes até o fim do ano de 2020.
- É sempre válido destacar a importância de Resende neste cenário regional e nacional do serviço de saúde pública. Por ser uma cidade bem estruturada, está recebendo outros municípios em um projeto de muita relevância e abrangência nacional. Teremos centenas de profissionais mobilizados e é fundamental que eles estejam alinhados e que adquiram conhecimentos preponderantes nas ações voltadas para os cuidados com a saúde da população – explica o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira.
PLANIFICA-SUS - O CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) vem desenvolvendo, desde 2007, a Planificação da Atenção Primária à Saúde (PAPS), uma proposta que vai além de uma simples capacitação, pois propicia o desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais, que compõem as equipes assistenciais e de gestão.