COMUNIDADE DO AÇUDE COMEMORA OFICIALIZAÇÃO DE COLÉGIO MILITAR
Cerimônia contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e do secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes
Foto: Divulgação Secom-RJ
A comunidade do bairro Açude está em festa e agradecida pela oficialização do funcionamento do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, sendo a segunda escola com características específicas, em todo o estado (a outra foi inaugurada em Miguel Pereira). A cerimônia aconteceu no prédio do Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, no bairro Açude II (onde funciona a instituição de ensino), tendo a presença do governador Wilson Witzel e do presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Açude (AMABA), Alan Cunha.
O evento também contou com a presença do secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, do presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Edson Quinto (PR), dos vereadores Rodrigo Furtado (PTC), Maurício Pessoa (PSC), Rosana Bergone (PRTB), Washington Uchoa (PRB), Carlinhos Sant'Anna (SD), do prefeito Elderson da Silva, o Samuca (PSDB), além de deputados e prefeitos das cidades vizinhas, além de toda equipe de secretariado da prefeitura.
De acordo com o governador Wilson Witzel, o governo pretende ampliar o número de escolas militares no Estado do Rio de Janeiro. – Temos a meta de inaugurar escolas militares em todo o estado. Estamos dando a oportunidade para aqueles que querem seguir a carreira militar. Aprendi na minha vida militar que alguns dos valores mais importantes são a disciplina, o respeito à hierarquia e o companheirismo. Aqui, o Corpo de Bombeiros vai ensinar valores seculares, exemplos para toda a vida. Tenho certeza de que estamos contribuindo para o futuro do nosso estado e da nação – disse o governador.
O secretário de Educação Pedro Fernandes também considerou a proposta viável e já prevê novas unidades.
– Este é um projeto-piloto. Vamos ter uma reunião esta semana com a Secretaria da Casa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para projetarmos a expansão das escolas militares, como recomendou o governador – afirmou Pedro Fernandes.
Outro a falar sobre o projeto foi o subcomandante-geral e chefe do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Gisler.
– A inauguração dos colégios militares do Corpo de Bombeiros é ato de um governo que busca um estado melhor e com pessoas melhores – ressaltou ele, acrescentando agradecimentos aos pais pela confiança, quando entregaram seus filhos para que pudessem ajudá-los a trilharem os caminhos de um futuro promissor.
Foto: Gabriel Borges/Secom-VR
O presidente da AMABA, Alan Cunha afirmou estar feliz com a realização de mais um dos sonhos da comunidade. Ele relembrou a luta conjunta da associação, comunidade e os movimentos sociais travaram contra decisão pelo fechamento do Ciep 403, durante o governo do ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB), e da cúpula da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), naquela época liderada pelo então secretário, Wagner Victer.
- Mais uma luta vencida pela associação de moradores e pela comunidade do Bairro Açude. Movimentamos mais de 1,5 mil assinaturas contra o fechamento do Ciep e ações para impedir o fechamento da unidade escolar, foi criado o movimento "O Ciep é nosso, o Ciep é do Açude" - relembrou Alan.
Foto: Divulgação/AMABA
O líder comunitário afirmou ainda que a intervenção do deputado estadual Flávio Serafini (Psol), que é presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi fundamental para que o Ciep não fosse fechado. "A comissão propôs, e os parlamentares entenderem a nossa luta, aprovando um Decreto Legislativo que cancelou a decisão de fechar em definitivo a unidade escolar", contou o presidente Alan Cunha, acrescentando a participação ativa dos deputados federais, Alexandre Serfiotis (PSD) e Antônio Furtado (PSL), que se movimentaram politicamente para que o colégio não fosse fechado.
Ainda foram merecedores de lembrança especial por parte de Alan Cunha, o prefeito Samuca, o vereador Rodrigo Furtado e o secretario municipal de Infraestrutura, Antônio Tavares, o 'Toninho Orestes',
- Eles (prefeito e secretário) começaram a reformar o Ciep para receber essa grande novidade da SEEDUC, e o prédio ficou lindo e bastante funcional. Já o vereador e amigo Rodrigo Furtado foi o responsável por formalizar o pedido para que o percentual de vagas oferecidos aos filhos de civis (não militares) fosse ampliado, o que garantiu metade das vagas para cada um dos grupos - garantiu Alan.
Foto: Divulgação/AMABA
UNIDADE - O Colégio Militar é um estabelecimento público estadual de ensino médio regular com o cursos de duração de três anos. A formação é integral e possui sua grade de acordo com a base nacional curricular e disciplina de núcleo específico. A escola foi criada através do decreto 46592/19.
Para o ano letivo de 2019 foram disponibilizadas 60 vagas que envolve um trabalho coordenado entre as secretarias do estado de defesa civil e a secretaria do estado de educação com parcerias da prefeitura municipal de Volta Redonda. Os estudantes possuem entre 13 e 16 anos.
A base nacional curricular é formada pelas disciplinas de matemática, física, química, biologia, educação física, geografia, história, língua português, língua estrangeira, filosofia e sociologia. O núcleo específico é formado pela disciplina de ordem unida, prática esportiva, símbolos nacionais, hinos e canções, história dos bombeiros, civismo, prevenções acidentes, noções de primeiro socorros, noções de defesa civil e saneamento de meio ambiente, dentre outros.
Foto: Gabriel Borges/Secom-VR
Pela segunda vez no ano, o prefeito Samuca recebeu o governador no município para inaugurações de destaque, e que trouxeram benefícios diretos para a população. “Essa escola militar já está funcionando mesmo antes da inauguração e eu quero parabenizar todas as autoridades e ao governador pelas ajudas para o município. Assim como o estado, Volta Redonda sofre uma crise financeira e como é bonito ver as equipes empenhadas em abrir novos caminhos. Essa escola estava prestes a fechar e conseguimos trabalhar para que ela se remodelasse. Somos a cidade que mais gerou emprego, mais investiu em saúde das três cidades do sudeste e estamos mostrando que através de uma gestão é possível fazer algo diferente”, afirmou Samuca.
O prefeito lembrou ainda que o bairro Açude já ganhou investimentos no fornecimento de água, fiscalização no transporte público, reforma da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), programa “Asfalto de Volta”, entre outros, e agora ganha a escola militar.