top of page

VACINAÇÃO ATINGE APENAS 40% DO PÚBLICO ALVO NO ESTADO DO RJ

Os dados, até o momento, informam que foram notificados 49 casos, com oito mortes, só este ano

Foto: Divulgação/SES-RJ

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e tem previsão de encerramento na próxima sexta-feira (31/5). Até o momento, foram vacinadas 1,8 milhão de pessoas contra a gripe nos 92 municípios, o que representa cerca de 40% do público-alvo.

Na parcial do estado, obtida no domingo (26/05), menos da metade do público-alvo havia sido imunizada (aproximadamente 2,2 milhões de pessoas), o que colocava o estado do Rio como o pior na adesão do país, para uma média nacional que é de 63%. Os dados, até o momento, informam que foram notificados 49 casos, com oito mortes, só este ano.

Com relação à febre amarela, foram cerca de 12 milhões de imunizados, com cobertura de 80%. As imunizações fazem parte da estratégia do Estado de levar vacinas a locais de grande concentrações de pessoas.

Segundo a superintendência de Vigilância Epidemiológica da secretaria, em 2018 foram notificados 233 casos de influenza, com 30 óbitos. Em 2019, são notificados 38 casos, com 6 óbitos.

– A influenza provoca hospitalização e mortes por infecção. A vacinação reforça o sistema imunológico da pessoa, constituindo-se num importante instrumento de prevenção contra a doença – explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e adolescentes devem tomar a vacina. A vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade.

A vacina também está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas. Recentemente, o Ministério da Saúde incluiu policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas na imunização. A vacina é segura, mas é contraindicada para pessoas com alergia severa ao ovo.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page