top of page

ALERJ DISCUTE INVESTIMENTO EMPRESARIAL E SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO COM DELEGAÇÃO CHINESA

Encontro aconteceu na sala da Presidência, no Palácio Tiradentes, sede do Legislativo

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu, nesta quarta-feira (08/05), a delegação da Província de Hunan, na República Popular da China, para discutir a eficiência administrativa dos sistemas parlamentares fluminense e brasileiro e as políticas de investimento industrial no estado. O encontro aconteceu na sala da Presidência no Palácio Tiradentes, sede do Legislativo.

Durante a reunião, o deputado Max Lemos (MDB), que preside a Comissão de Minas e Energia da Casa, destacou que há numerosas oportunidades de negócios no Rio de Janeiro, tanto na capital quanto na Região Metropolitana e no interior. “Nós precisamos desses investimentos e deixamos claro para a delegação que estamos à disposição para receber esse aporte da China. Nós faremos todo o esforço possível com o objetivo de tornar isso uma possibilidade para a geração de empregos, que é o que o Rio precisa”, declarou o parlamentar.

Chefe da delegação, o vice-secretário geral do Comitê Provincial de Human, Xu Shilin, explicou que a China passou por décadas de alto crescimento econômico e, agora com uma leve queda, investe em educação, pesquisa científica e infraestrutura. Ele disse ver muitas oportunidades no estado do Rio e afirmou que o próximo passo é concretizá-las. “Nossa província tem a estratégia de, com a inovação tecnológica, melhorar a qualidade do crescimento econômico. Se o governo chinês incentivar as empresas a investirem fora do país, nós faremos isso”, disse Shilin.

Sistema político

Outro objetivo dos chineses com o encontro foi conhecer os sistemas políticos brasileiro e fluminense. O deputado Renan Ferreirinha (PSB), presidente da Comissão de Economia, explicou o funcionamento do Estado, dividido em seus três equilibrados poderes, e falou sobre a quantidade de partidos políticos no Brasil e no parlamento fluminense. “Esse intercâmbio tem um grande salto na aproximação entre os dois países e no desconhecimento que se pode haver sobre uma cultura diferente. Eu já pude conhecer muitos chineses e é interessante quando você começa a entender aquela cultura, identificando diferenças e semelhanças, como o sentimento de querer melhorar toda a sociedade”, comentou o parlamentar.

Essas diferenças se expressam também na forma de organização do Estado e em como isso reflete a história de um país e de seu povo, como comentou Xu Shilin. “Lá na China, o sistema político funciona sob a liderança do Partido Comunista. Há um sistema consultivo, com um congresso funcionando em congruência com o governo. Cada país escolhe o que é mais conveniente ao seu povo e isso está relacionado à sua história. São diferenças que merecem ser respeitadas”, explicou o chefe da delegação chinesa.

A comitiva participou também da visita guiada ao Palácio Tiradentes e recebeu um livro com a história do prédio e sua relação com a democracia brasileira.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page