ESTADO INVESTE NO SERVIÇO PÚBLICO DE FORMA DIGITAL
Foto: Secom/Gov.RJ
O Governo do Estado deu passos importantes rumo à transformação digital no serviço público. Entre as iniciativas, estão a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual para que a população possa fiscalizar os recursos públicos de forma virtual, além da adesão, por parte da administração estadual, ao programa .gov.br, da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia. A cerimônia foi realizada na sexta-feira (03/05), contou com a presença do governador Wilson Witzel (PSC), secretários de estado, entre outras autoridades, e o Governo do Estado deu passos importantes rumo à transformação digital no serviço público.
Entre as iniciativas, estão a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual para que a população possa fiscalizar os recursos públicos de forma virtual, além da adesão, por parte da administração estadual, ao programa '.gov.br', da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia.
"Somos o segundo estado a aderir à plataforma da rede.gov, o que demonstra um passo importante na governança do Governo. Além disso, a abertura do diálogo com o Ministério Público abre a transparência que desejamos ter com a sociedade fluminense. Queremos adotar as melhores práticas do Governo Federal e aplicá-las na nossa administração. Os próximos passos são transformar estas parcerias em números para que seja possível melhorar o tratamento da informação", afirmou o secretário da Casa Civil e Governança, José Luis Zamith.
A parceria com o Ministério Público permitirá que o cidadão fluminense tenha acesso a uma plataforma digital que mostrará, de forma transparente e rápida, como os recursos orçamentários públicos estão sendo aplicados, além de informações relacionadas à gestão das políticas públicas. O portal utilizará a plataforma digital ‘MP em Mapas’, que reúne, por meio de inteligência artificial, dados georreferenciados relacionados a diferentes áreas no estado.
O desenvolvimento de todo o projeto é coordenado pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação da Casa Civil e Governança e os dados divulgados são provenientes de todas as áreas governamentais.
- Esta é uma mudança de paradigma na administração estadual. Por meio desta plataforma, será possível otimizar as informações e racionalizar os recursos para entregar ao cidadão uma gestão eficiente. Há mais de 20 décadas que os processos deveriam ser menos burocráticos. Através da tecnologia é possível baixar custos e dar total transparência às ações governamentais –, ressaltou o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Gussem.
Adesão ao programa .gov.br
A transformação digital do Governo também abrange à adesão ao programa .gov.br, da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia. Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos por parte dos cidadãos, uma só estrutura vai reunir cerca de 1000 serviços digitais. Atualmente, o Estado recebe, por mês, cerca de 10 mil solicitações, como emissão de documentos, por exemplo.
- Já somos a quarta população no mundo que mais acessa à internet. Ou seja, 70% dos brasileiros estão conectados. Por isso, é fundamental que as administrações públicas dos estados acompanhem essa evolução. Com a transformação digital, já é possível reduzir em 97% os custos. A tecnologia consegue aumentar a oferta de serviços à população e, além disso, combate fraudes e supostos casos de corrupção – disse o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.