COMISSÃO ESPECIAL QUE AVALIA TRANSPORTE INICIOU OS TRABALHOS
Vereador Washington Granato preside a Comissão, que ainda conta com Washington Uchôa e Rodrigo Furtado
Foto: Divulgação/CMVR
A Comissão Especial para avaliação dos serviços prestados pelas empresas de transporte coletivo, criada através de um requerimento do vereador Granato, foi instalada na última terça-feira (30/04), e já iniciou seus trabalhos. A comissão tem o vereador Washington Granato (PTC) como presidente, e os vereadores Washington Uchôa (PRB) e Rodrigo Furtado (PTC), respectivamente, como relator e membro, além do servidor do Legislativo, Sérgio Ferreira, como secretário. A comissão tem prazo de 60 dias para apresentar o relatório final da apuração, que podem ser prorrogados se houver necessidade.
Os vereadores já deram início ao levantamento de dados junto à Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpass) e às empresas que operam com o transporte municipal em Volta Redonda a fim de levantar todos os documentos referentes ao contrato de concessão ou autorização; os itinerários das empresas e o quantitativo de ônibus em cada um deles; todos os autos de infração, multas e notificações aplicadas pela STMU desde janeiro de 2017; documentações dos veículos para verificar o tempo de uso; além de diversas outras informações que darão uma visão geral da situação das empresas de transporte público.
- Também queremos levantar outras informações importantes junto à Secretaria Municipal de Fazenda e outros órgãos como a Justiça, para quem iremos solicitar cópia na íntegra do processo que autoriza os motoristas a atuarem em dupla função. Queremos ainda conhecer a planilha de custos para cálculo de aumento da passagem e todos os itens que são levados em conta. Para isso, teremos que ter informações sobre o número de gratuidades concedidas atualmente, o que influencia no cálculo, e outros dados -, explica Granato.
Segundo o pastor Washington Uchôa, essa comissão será de extrema importância para a população, que é a mais afetada com a falta de qualidade do transporte público atualmente.
- Essa questão da dupla função já passou dos limites. Existe uma lei que precisa ser colocada em prática, o trabalhador também merece respeito. Sabemos os danos desse acúmulo de função para o motorista. Recebo diariamente em meu gabinete e em minhas redes sociais reclamações de cobradores que perderam seu emprego e de pessoas que utilizam diariamente o transporte público e só têm a reclamar da qualidade do serviço, dos horários e da falta de acessibilidade –, disse.
Granato solicitou a criação da Comissão Especial após receber inúmeras reclamações de passageiros quanto o atraso dos ônibus, fazendo com que muitos percam seus compromissos ou cheguem atrasados, quanto ao estado dos veículos, e a supressão de horários.
- Recebi e ainda recebo diversas reclamações por meio das minhas redes sociais quanto ao péssimo serviço que vem sendo prestado pelas empresas de transporte. Já estamos viabilizando a criação de um canal onde a população poderá encaminhar suas queixas durante todo o período de atuação da Comissão e iremos analisar cada uma delas e verificar sua veracidade. Nosso objetivo é garantir um transporte de melhor qualidade e com preço mais justo para todos aqueles que dependem do transporte público em Volta Redonda -, destaca Granato, salientando que a comissão irá convidar os presidentes de associações de moradores para participarem de reuniões a fim de ouvir o que cada um tem para dizer a respeito do transporte em seus bairros e uma audiência pública, onde todos os segmentos poderão se manifestar..