ESPERANÇA E FÉ NA OBTENÇÃO DE UMA NOVA VAGA DE TRABALHO
Primeiro Mutirão do Emprego da região atrai quase 40 mil pessoas neste feriado do Dia do Trabalhador
Fotos: Gazeta dos Bairros
Trabalhadores desempregados chegaram na tarde de segunda-feira, e permaneceram na fila por uma vaga de trabalho, até a manhã de terça-feira
Uma luz no fim do túnel foi o que o segurança patrimonial e vigilante desempregado, Nelton Dias de Melo, de 60 anos, enxergou no momento em que chegou ao Pavilhão da Ilha São João, no bairro Voldac, na noite de terça-feira (30/04). Centésimo colocado na fila de desempregados formada desde 14 horas da véspera do evento, para aguardar o início dos atendimentos ao 1º Mutirão do Emprego, idealizado e promovido neste 1º de maio (Dia do Trabalhador), pelo governo municipal, em parceria com empresas e entidades de classe patronais, o vigilante era só esperança.
Casado, pai de três filhos, sendo um menor de idade, morador no bairro Santo Agostinho, Nelton Dias afirmou que a vontade de voltar a ter um trabalho com registro em carteira o movia e o animava. "Tenho sustentado minha família com trabalhos informais no setor da Construção Civil, nos últimos quatro anos e meio. Mas, sinto que apesar da idade avançada, conseguirei uma oportunidade abençoada e concreta de trabalho na área em que tenho especialização", disse esperançoso.
O primeiro Mutirão do Emprego da região atraiu quase 40 mil pessoas neste feriado do Dia do Trabalhador. A ação é pioneira na região e ofereceu pouco mais de 2 mil vagas de trabalho para diversas áreas de atuação. O centro de atendimento ao trabalhador permaneceu montado no local até 17h.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, que estava com todo efetivo atuando no evento, antes das 9h a fila já tinha cerca de 2 quilômetros de extensão. “Estamos atuando no controle do trânsito no entorno do evento e cuidando da segurança dos cidadãos”, disse.
O prefeito Elderson da Silva, o Samuca (PSDB), lembrou que o evento é inédito, mas que a sua gestão sempre foi voltada para a geração de empregos. “Transformamos Volta Redonda na Cidade do Emprego. A prova disso é que fomos a cidade que mais gerou empregos no Estado do Rio nos últimos doze meses. Fechamos o ano de 2018 com saldo positivo de 2.652 vagas, segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia”, afirmou.
Para garantir o atendimento ao trabalhador, foi escalada uma equipe com cerca de mil funcionários da prefeitura e universitários do município. Os candidatos às vagas de emprego se apresentaram munidos de RG (identidade), CPF, carteira de trabalho e cópias do currículo. As pessoas com deficiência tiveram atendimento preferencial e dez por cento das vagas oferecidas.
Foto: Evandro Freitas/Secom-VR
A abordagem começou com triagem para identificação do perfil do candidato de acordo com o perfil exigido pelas empresas que estão com estandes no evento. Em seguida, o trabalhador passou por uma sala de bate-papo, onde recebeu orientação sobre como se comportar numa entrevista. A última etapa foi no estande da empresa para qual foi direcionado.
Foto: Evandro Freitas/Secom-VR
Adriana Pereira Lopes, moradora de Volta Redonda, levou mais que os documentos e currículos para o Mutirão do Emprego. Na fila desde às 4h, ela estava com um colchão em baixo dos braços quando foi atendida por volta das 8h30, logo após o início dos trabalhos, marcados para começar às 8h.
“Tenho experiência como vendedora e espero conseguir uma vaga no Comércio. Este colchão está cheio de esperança, estou desempregada há quase quatro anos”, disse, enquanto caminhava para a sala de bate papo.
SOLIDARIEDADE - O pintor profissional e instrutor comunitário de pintura residencial no bairro Açude, Luciano de Assis Belleti, 47 anos, descobriu uma ação solidária feita por uma família que mora nas proximidades onde se encontravam pessoas na fila do mutirão, e divulgou na rede social. "Encontrei agora algumas pessoas realizando solidariedade no 1° Mutirão do Emprego de Volta Redonda, doando alimentação gratuita para aqueles que estão na fila. Vocês estão de parabéns", postou Luciano Belleti.
Foto: Reprodução da Rede Social
Fábrica de Talentos oferece oportunidade
Foto: Evandro Freitas/Secom-VR
Para quem não se encaixar em nenhuma vaga de emprego oferecida no mutirão, a prefeitura apresentou o projeto 'Fábrica de Talentos', que visa capacitar candidatos que não possuem a qualificação necessária para o mercado. O objetivo da Fábrica de Talentos é formar mão de obra especializada. A prefeitura oferece capacitação, cursos e preparação para uma próxima vaga.