top of page

PROTETORES DOS ANIMAIS E GOVERNO ENTREGAM PROJETOS AOS VEREADORES QUINTO E CONRADO

Propostas foram elaboradas em parceria com membros de entidades protetoras e garantem defesa dos animais em geral

Fotos: Gazeta dos Bairros

As ações direcionadas à defesa e à proteção dos animais em Volta Redonda receberam nesta manhã de quinta-feira (18-04), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), no bairro Ponte Alta, um reforço inovador e de grande importância para as Organizações não Governamentais (Ong's) que militam com o tema, e claro, para os animais. O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, e o prefeito Elderson da Silva, o Samuca (PSDB) entregaram ao presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Quinto (PR), e ao líder da bancada governista na Câmara, vereador Paulo Conrado (PRTB), dois projetos de lei que tratam do assunto e que foram elaborados em parceria com membros de entidades protetoras dos animais.

Um deles trata da criação da Rede de Proteção e Defesa Animal e a obrigatoriedade em registro de identificação (microchip) em animais domésticos. Além de evitar o abandono animal e transmissão de doenças, a Rede também prevê fomentar ações para adoção responsável de animais abandonados.

O outro projeto de lei autoriza a Prefeitura de Volta Redonda a promover convênios com ONG's e empresas privadas, como clínicas veterinárias, visando defender e garantir o bem estar dos animais.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edson Quinto, logo após o recesso em razão da Semana Santa, os projetos serão protocolados, sendo descartada a possibilidade de pedir urgência e preferência para votá-los. "Recebemos os projetos e estaremos encaminhando para iniciar os trâmites normais do Legislativo. Não haverá urgência e preferência, até por que os parlamentares podem apresentar emendas que contribuam ainda mais com o objetivo final", afirmou Quinto, garantindo que conseguirá mobilizar os colegas vereadores para aprovação do texto.

O prefeito Samuca convidou os integrantes de todas as entidades de proteção aos animais presentes ao evento para, em conjunto, entregar os dois projetos nas mãos do presidente Edson Quinto e do vereador Conrado. Ele informou que não há ainda uma dotação orçamentária específica para que seja aplicada nas ações, mas após aprovado, isso será definido.

- Precisamos que os nobres vereadores avaliem e votem os projetos para que possamos prever os valores financeiros a serem destinados nas ações, a partir da Previsão Orçamentária do ano de 2020 -, explicou ele.

Quem se demonstrava emocionada e feliz com a solenidade e com a possibilidade de haver uma nova realidade na defesa dos animais, era uma das fundadoras da Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda (SPA-VR), a senhora Lenyr Cavalcanti. "Eu acredito que a educação é uma parte importante nesse processo, que não será um resultado imediato, mas a longo prazo. Assim como tem sido feito com a dengue. As crianças levam para suas casas os ensinamentos que recebem, e a causa animal, eu acredito, que com conscientização terá muito sucesso", disse Lenyr.

O secretário Maurício Ruiz relembrou sua vida em defesa do meio ambiente e se emocionou ao lembrar dos 21 anos que atua e milita nesta causa. "Quero dizer a vocês, e em especial ao prefeito e aos vereadores, que a SMA tem feito muito, e não é só durante a minha gestão, mas a que começou com o Alfredo Peixoto e teve sequência com Daniela Vidal (ex-secretários de Meio Ambiente), e eu vim para complementar e ajudar, ressaltou.

Ruiz lembrou que a prefeitura é uma das únicas que tem um conselho específico para discutir e debater a questão da política de defesa animal. "Temos uma Guarda Ambiental

ativa, junto com todos os fiscais que estão cotidianamente atendendo as denúncias, e que não são poucas. Recebemos mais de 300 denúncias de maus tratos animais este ano, e esta questão é epidêmica", afirmou, acrescentando que a participação popular é fundamental e que o momento atual é histórico, "uma vez que é dever do governo conscientizar a população e criar instrumentos para o fortalecimento de quem luta diariamente por essa agenda", concluiu Maurício Ruiz.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page