GOVERNO ENTREGARÁ PROJETOS INOVADORES SOBRE PROTEÇÃO ANIMAL PARA VEREADORES APRECIAREM
Foto: Arquivo/Secom-VR
Animais poderão ter rede de proteção a partir de aprovação dos projetos pelos parlamentares
A Prefeitura de Volta Redonda, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA), entregará dois projeto de lei para criação de uma rede de defesa animal, ao Poder Legislativo. A cerimônia acontecerá nesta quinta-feira (18/04), às 8 horas, em frente à sede da secretaria, no bairro Ponte Alta, e contará com a presença do prefeito Elderson da Silva, o Samuca (PSDB), e do presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Quinto (PR).
O primeiro projeto trata da criação da Rede de Proteção e Defesa Animal e a obrigatoriedade em registro de identificação (microchip) em animais domésticos. Além de evitar o abandono animal e transmissão de doenças, a Rede também prevê fomentar ações para adoção responsável de animais abandonados.
O outro projeto de lei, que também será enviado ao Legislativo, é o que autoriza a Prefeitura de Volta Redonda firmar convênio com ONGs e empresas privadas visando a defesa e o bem estar animal.
O secretário da pasta, Maurício Ruiz, disse que na cerimônia eles irão apresentar à Câmara Legislativa esses dois projetos de lei históricos para quem luta e se importa com a defesa dos animais.
“Já vínhamos trabalhando há algum tempo na formulação da Política Municipal, ouvindo a sociedade civil e membros do Conselho Municipal de Proteção Animal criado em 2017 pelo prefeito. Colecionamos o que há de mais avançado no Brasil e que permitirá a criação de uma ampla rede pública de apoio aos defensores dos animais. Conseguiremos investir fortemente na educação pela guarda responsável”, frisou Maurício.
Esses protetores e organização passarão a ter apoio do poder público para prestarem uma assistência de qualidade à esses animais. Isso vai reduzir muito o abandono dos animais no município. “Estejam conosco nesse momento único, que vai colocar Volta Redonda no que há de mais avançado na luta e proteção de defesa dos animais”, completou.
Para o prefeito Samuca a aprovação dos Projetos de Lei colocará o município no mais alto patamar entre os municípios do Brasil, no que diz respeito à proteção e defesa dos animais. “Nosso plano de governo fazia a previsão da rede protetora, bem como firmar convênios com entidades para avançar em políticas públicas. Começamos a deixar o legado para nossa cidade”, afirmou ele.
Serviço:
Evento: Entrega dos projetos de Lei ao Poder Legislativo, que cria a rede de defesa animal de Volta Redonda, define a obrigatoriedade de chipagem de animais e autoriza o repasse de recursos de clínicas veterinárias para suporte aos protetores de animais do município.
Local: Rua General Silvio Raulino de Oliveira, 139 – Ponte Alta – VR – Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Horário: 8 horas