'ROLO COMPRESSOR' ENTRA EM AÇÃO NA CÂMARA DE VR
Foto: Divulgação
Vereador Carlinhos Santana foi o primeiro a sentir a força da bancada governista em votação na Câmara Municipal
Na noite em que a Câmara Municipal de Volta Redonda recebeu uma audiência pública para debater o tema da Campanha da Fraternidade 2019 - 'Fraternidade e Políticas Públicas', a temperatura dos debates políticos subiu em grau e número. Um verdadeiro 'rolo compressor' foi acionado pela bancada governista, na noite de quinta-feira (21/03), e garantiu a não aprovação de um dos três requerimentos apresentados pelo vereador e primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, Carlos Alberto de Sant'Anna, o 'Carlinhos Santana' (Solidariedade), que solicitava informações do Poder Executivo por possíveis não cumprimento de leis aprovadas em 2017.
O líder do governo na Câmara, vereador Paulo Cesar de Lima Conrado (PRTB), fez uso da prerrogativa da função de líder e orientou a votação para os parlamentares que compõem a base governista. "Aqueles vereadores que decidirem pela rejeição do requerimento deverão ficar em pé", disse o parlamentar.
No entanto, e apesar de a maioria dos 14 vereadores presentes à sessão terem se posicionado como solicitado, a votação acabou sendo realizada nominalmente, com o primeiro secretário, vereador Francisco Novaes Filho (Progressistas) chamando cada parlamentar, seguidos de um sim, em favor do requerimento, ou não, que representava a rejeição ao documento. O placar final foi de 10 votos contrários ao requerimento do vereador Carlinhos Santana, e quatro votos favoráveis, sendo que um desses votos foi dado por um dos integrantes da base do governo, o vereador Washington Uchôa (PRB).
Um detalhe curioso nesta votação, que acabou sendo realizada de duas formas distintas, sendo uma com os parlamentares se levantando para rejeitar e, logo a seguir, os vereadores pronunciando o voto, foi protagonizado pela vereadora Rosana Motta da Silva Bergone (PRTB). A parlamentar, que até a última quarta-feira não fazia parte da bancada governista, ficou imóvel na primeira votação. No entanto, quando a votação foi revista e novamente realizada, ela se pronunciou contra o requerimento, como queria o líder do governo.
A Câmara Municipal de Volta Redonda tem 21 vereadores eleitos, sendo que o parlamento abriga grupos aliados ao governo municipal e contrários. Ainda há os que se dizem independentes, afirmando que não são de nenhum dos grupos. Em questão de número, a bancada governista tem hoje, 16 parlamentares. Já os vereadores declaradamente opositores ao governo são três: Carlinhos Santana (Solidariedade), Nilton Alves de Faria, o 'Neném' (PSB) e Paulo Cesar Lima da Silva, o 'Paulinho do Raio-X' (MDB). O grupo dos 'independentes' é composto pelos vereadores Jari Oliveira (PSB) e Rosana Bergone (PRTB).
A GAZETA DOS BAIRROS disponibiliza para o leitor o link do vídeo com a votação, publicado pela Câmara de Vereadores de Volta Redonda na página de uma rede social: https://www.facebook.com/camaramunicipal.voltaredonda.5/videos/188801385430655/