'MINEIRINHO' PROPÕE FIM DOS POSTES DE MADEIRA PARA ENERGIA ELÉTRICA
Concessionária Light reafirma em nota 'cumprir normas técnicas da ABNT' que permitem a utilização
Foto: Divulgação
'Mineirinho' afirma que risco de acidentes é iminente e preocupa os moradores das comunidades de Volta Redonda
O vereador Luciano de Souza Portes, o Mineirinho (PR), protocolou em setembro do ano passado um projeto de lei que visa proibir a instalação de postes de madeira no município. O projeto está em tramitação na câmara, previsto para ser votado ainda neste semestre.
Segundo o vereador, após observar em praticamente todos os bairros transtornos causados pelos postes em péssimo estado de conservação, decidiu criar esse projeto que obriga às empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica a trocar todos os postes de madeira por feitos de concreto, em um prazo máximo de três meses após a publicação da Lei.
Caso as concessionárias não cumpram o prazo, elas serão multadas em até 10 unidades fiscais do município por poste instalado ou não trocado. “Estarei disposto a fiscalizar o cumprimento dessa lei, caso ela seja aprovada. Há o risco desses postes caírem, muitos estão em péssimo estado de conservação por conta do tempo e de insetos, como cupins, que estão degradando o patrimônio público. Isso é facilmente evitado com a troca por postes de concreto”, concluiu Luciano Mineirinho.
Em nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da Light à redação da GAZETA DOS BAIRROS, a empresa informou que a competência para legislar sobre energia elétrica é da União Federal e a utilização de postes de madeira é autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). "A empresa, assim como outras concessionárias de serviços públicos relacionadas às energia elétrica, segue o regulamento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instituição que determina sobre a utilização de postes de madeira e, eventualmente, os substitui quando há necessidade. Esta substituição, hoje, já é feita por postes de fibra ou de concreto", conclui a nota da empresa.