ENERGIA ELÉTRICA DA LIGHT E ENEL SERÁ REAJUSTADA NESTA SEXTA (15)
Consumidores residenciais de Volta Redonda continuam aguardando pela suspensão da cobrança da Contribuição Sobre Iluminação Pública (Cosip)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (12/03) o reajuste nas contas de energia elétrica dos consumidores atendidos pelas distribuidoras Light e Enel Distribuição Rio. Os novos valores começam a valer a partir de 15 de março. Os serviços Light (para 31 municípios) terão reajuste de 11,45%, e os da Enel (em 61 municípios fluminenses) serão reajustados em 9,72%.
No entanto, os moradores de Volta Redonda continuam aguardando pela suspensão da cobrança da Contribuição Sobre Iluminação Pública (Cosip), que vem sendo feita desde dezembro de 2018. Na última sessão da Câmara Municipal, realizada em 13 de dezembro ano passado, os vereadores aprovaram a isenção da cobrança de praticamente todos os consumidores residenciais da cidade. A alteração da lei foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Edson Quinto (PR), no início da legislatura de 2019.
Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste são levados em consideração a variação de custos associados à prestação do serviço das distribuidoras. "O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais", informou a agência.
No caso da Light, o reajuste médio será de 11,12%, com efeito médio de 10,20% para os consumidores em alta tensão, como as indústrias, e de 11,52% para os de baixa tensão. A empresa atende 3,8 milhões de unidades consumidoras localizadas na capital e em 31 municípios do Rio de Janeiro.
O aumento das tarifas da Light foi influenciado pelo impacto do risco hidrológico na gestão da aquisição de energia, com a compensação dos valores de compra de energia que não foram considerados no valor médio concedido na tarifa definida no último processo tarifário. "Ou seja, a distribuidora teve ao longo do ano passado custos mais altos do que o previsto na tarifa para aquisição de energia, e que foram incorporados ao processo tarifário deste ano" informou a Aneel.
Já para os consumidores atendidos pela Enel Distribuição Rio, a Aneel aprovou um reajuste médio de 9,70% na tarifa de energia. O efeito médio será de 9,65% para os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias e de 9,72% para os atendidos na baixa tensão.
A Enel RJ atende 2,6 milhões de unidades consumidoras em 61 municípios do estado do Rio de Janeiro. No caso da Enel, o reajuste da tarifa foi impactado principalmente pela compra de energia, em especial a adquirida da usina de Itaipu, valorada em dólar. Também pesou a compensação dos valores pela compra de energia que não entraram na definição do último processo tarifário da empresa.