GRUPO PROMOVE MUTIRÃO NA PEDREIRA VOLDAC E PROGRAMA NOVAS ATIVIDADES DE CAMPO
Trabalhos foram coordenados por uma equipe multidisciplinar do projeto 'Pedreira da Voldac’
Fotos: Divulgação
Um grupo formado por 28 pessoas participou na manhã desta quinta-feira (28/02) de um 'Mutirão Ambiental', realizado na pedreira localizada na avenida Nossa Senhora do Amparo, às margens do Córrego Santa Rita, no bairro Voldac. Os trabalhos foram coordenados por uma equipe multidisciplinar do projeto 'Pedreira da Voldac’, que vem sendo defendido pelo Movimento Ética na Política (MEP-VR).
Participaram do evento o subsecretário de Meio Ambiente (SMMA-VR), Joaquim Valim, o vereador Jari Oliveira (PSB); os representantes da Comissão Ambiental Sul, engenheiro João Thomaz da Costa; da Cooperativa de Resíduos Folha Verde, Maria de Fátima Santos, além de moradores da localidade e membros do Coletivo Água Viva e da Federação Nacional de Estudantes de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A atividade, segundo Gabriela Teixeira, acadêmica em Geologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e subcoordenadora da equipe multidisciplinar, marcou um novo passo na construção de um projeto coletivo. “Observar, limpar, coletar dados, contemplar e apontar novos passos na companhia de diversas pessoas, nos dá um ânimo novo”, disse.
De acordo com José Maria da Silva, o 'Zezinho', coordenador do MEP-VR, no caminho até a pedreira, por entre as pequenas trilhas abertas pelos voluntários, a coleta seletiva recolheu 30 Kg de lixo e 19 amontoados de resíduos diversos (aproximadamente 500 kg), desde a entrada até pedreira, o que durou mais de uma hora. Ele contou que, numa aula ambiental, no ponto central da pedreira, os participantes aproveitaram para fazer observações visuais da localidade. "Respeitamos um minuto de silêncio em memória aos atingidos pelas diferentes violências no Brasil, em especial a de Brumadinho, e com certeza, deu a todos mais garra, avaliou Zezinho.
O subsecretário de Meio Ambiente, Joaquim Valim, que acompanhou todo trabalhos fez avaliações e apresentou prévias de prognósticos. "Levarei ao secretário a preocupação para que aponte sobre o cuidado e conservação do local. Vi e identifiquei dezenas de pássaros, pois há uma diversidade da fauna e flora neste local”, destacou Joaquim.
De acordo com os organizadores, os próximos passos já estão traçados e, em breve, serão colocados em prática. Entre as ações estão previstas visitas às instituições de ensino para apresentar a o 'Projeto Pedreira da Voldac' e suas potencialidades, inclusive programando aulas de campo. Além disso, há uma preocupação em agendar com o secretário de Meio Ambiente e com representants do Instituto de pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU-VR), novas rodadas de conversas sobre o projeto que se desenvolve.
Outras duas ações, não menos importantes na avaliação dos coordenadores do projeto são a análise geológica das amostras coletadas, visando estreitar o diálogo com a Sociedade Brasileira de Geologia, por intermédio da Silvia Real, que é mestranda da em Geologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), e coordenadora da equipe multidisciplinar do projeto. Os integrantes do projeto também confirmaram participação na Audiência Pública sobre ‘Montanha de Escória e Pedreira’, que será realizada na Câmara Municipal, no dia 13 de março, e tem a solicitação feita pelo vereador Rodrigo Furtado (PTC), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores.