CÂMARA DE VR VAI PROMOVER AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE MUNICIPALIZAÇÃO DO HSJB
Proposta foi aprovada em primeira votação no Legislativo, em 2018, e foi elaborada pelo Poder Executivo Municipal
Foto: Divulgação
Parlamentares aprovam requerimento de 'Paulinho do Raio X', propondo debater municipalização do Hospital São João Batista
A sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na noite de quinta-feira (21/02) foi marcada pelos debates em torno de um requerimento do vereador Paulo César Lima da Silva, o 'Paulinho do Raio X' (MDB), solicitando a realização de Audiência Pública para discutir com a sociedade a questão da municipalização do Hospital São João Batista (HSJB). A proposta de municipalização foi aprovada em primeira votação, ano passado, e foi elaborada pelo Poder Executivo Municipal, visando mudar a condição de autarquia do hospital para um órgão da administração direta municipal e, com isso, deixando de ser uma entidade pública indireta, sem autonomia administrativa e financeira.
O requerimento apresentado por Paulinho do Raio X foi aprovado pelos demais parlamentares, sendo que a data da realização da audiência ainda não ficou definida. No requerimento, o vereador havia solicitado que a audiência acontecesse no dia 12 de março.
Entretanto, a Mesa Diretora, na pessoa do presidente Edson Quinto (PR), informou que só se definiria a data após consulta sobre a disponibilidade de datas. "Temos que verificar se não há outros eventos agendados previamente que possam conflitar. Vamos, com serenidade e transparência, avaliar uma data que não cause problemas nem para o Cerimonial, muito menos para os interessados em debater sobre um assunto de tão importante relevância social para nossa cidade", afirmou Edson Quinto.
Paulinho do Raio X justificou a necessidade do debate em razão de se tratar do maior hospital da cidade e que promove atendimento universalizado para os moradores locais, para vítimas de acidente de trânsito na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), bem como atendimento a cidadãos de outras cidades do Estado do Rio de Janeiro. "O Hospital São João Batista é uma referência no atendimento de urgência e emergência, bem como em cirurgias das mais complexas. Creio que a sociedade precisa receber esclarecimentos sobre a possibilidade que se apresenta, inclusive sobre as consequências que podem decorrer dessa perda de autonomia administrativa e financeira", esclareceu Paulinho do Raio X.
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DA PMVR
SERÁ AVALIADA POR PARLAMENTARES
A publicidade institucional da prefeitura também foi tema de debate entre os vereadores de Volta Redonda, após a apresentação de requerimento pelo vereador Francisco Novaes Filho (Progressistas), e a disposição para o mesmo assunto pelo Nilton Alves de Faria, o 'Neném' (PSB). Os parlamentares querem verificar os gastos e em quais veículos de comunicação a publicidade do governo municipal foi direcionada.
Foto: Jacy Menezes
No caso do vereador Novaes, que é integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento às Licitações e Compras da Administração Municipal e Autarquias, o requerimento fixa na publicidade apenas das emissoras de rádio no período de 2008 até 2016. "Estamos apenas dando continuidade ao trabalho de fiscalização já iniciado pela comissão. Estamos seguindo com um cronograma de trabalho, apenas isso", justificou o parlamentar, que também é primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo. Foto: Arquivo
Já o requerimento que deverá ser apresentado, em breve, pelo vereador Neném, deverá abranger todos os veículos de comunicação que prestam serviços à prefeitura, provavelmente no período de 2017 a 2018, valores recebidos e individualizados por empresa de comunicação. "Estamos apenas dispostos a exercer uma fiscalização sobre a aplicação das verbas de publicidade para que a transparência seja plena", limitou-se a comentar o vereador.