PREFEITO INAUGURA CRECHE NO VILA RICA E COMUNIDADE AGRADECE
Foto: Evandro Freitas/Secom-VR
O discurso do prefeito Elderson da Silva, o Samuca (sem partido) durante a inauguração da primeira creche municipal com atendimento em tempo integral para todas as turmas do município, o Centro de Educação Infantil 'Maria dos Santos Ribeiro Hygino' (CEI Vila Rica), no bairro Conjunto Habitacional Vila Rica, foi carregado de 'sentimento' de dever cumprido. A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira (12/02), com a unidade em pleno funcionamento, tendo a presença dos vereadores Rodrigo Furtado (PTC), Luciano de Souza Portes, o Mineirinho (PR), Laydson de Souza (MDB) e Fábio de Carvalho, o Buchecha (PTB), além de um grande número de moradores dos bairros Vila Rica, Vista Verde, Jardim Tiradentes, Siderópolis, Casa de Pedra e Belvedere.
Fotos: Gazeta dos Bairros
"Quero aqui, de público, agradecer o esforço de todos os envolvidos para que a unidade pudesse ser inaugurada. Estive acompanhando essa obra que estava parada. Para nós, entregar esse espaço funcionando é fundamental, mas também gratificante. A responsabilidade desse governo é não parar a cidade, mesmo com os problemas enfrentados. Assim, pude retomar os trabalhos, respeitando o dinheiro dos impostos pagos pelos contribuintes de nossa cidade e entregá-las às comunidades que tanto precisam", afirmou. De acordo com o prefeito, apesar do desenvolvimento de Volta Redonda ao longo dos governos dos ex-prefeito, desde a Década de 1970, o verdadeiro responsável foi a população. "Ressalto aqui que o mérito desse desenvolvimento não pode ser direcionado apenas aos ex-administradores, mas à população que cobra diariamente dos administradores público a aplicação correta do dinheiro público", lembrou Samuca.
A diretora do CEI Vila Rica, Rafaela Natividade de Moura Marfório, se disse feliz com a realização proporcionada pela Secretaria de Educação. "Hoje é um dia marcante, não só para mim, mas para todos que farão parte dessa comunidade escolar. Este espaço é dos nossos alunos, motivo da nossa alegria. Pois tudo construído aqui são para eles. Aos senhores pais, agradecemos toda a confiança depositada em nossa equipe, e obrigado por estarem conosco nessa missão de educar e cuidar. Contamos com todos vocês para que juntos, possamos consolidar nossa identidade", discursou a professora.
Rafaela Natividade explicou que o ano letivo de 2019 do CEI Vila Rica teve início junto com toda a rede municipal. "Estamos atendendo nossas crianças desde o dia 5 de fevereiro, com nossos cerca de 50 servidores entre professores, auxiliares de Educação, e pessoal de apoio, praticamente todos aqui da região", explicou a diretora. A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade, também ressaltou a importância do momento, e relembrou as condições em que se encontrava o prédio, ao assumir o cargo no governo. "Me lembro que este local foi incluído no 'pacote de 54 obras inauguradas' pelo governo anterior, mas que nenhuma delas estavam concluídas e em condições de utilização pelas comunidades. Inauguraram e fecharam as portas sem completar as obras necessárias para o uso das crianças. Hoje, temos orgulho de entregar este Centro de Educação Infantil com plenas condições de se oferecer educação, conforto e respeito às crianças e seus pais", afirmou a secretária Rita de Cássia. O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Vila Rica, Milton Pereira, o 'Miltão', agradeceu aos moradores e as autoridades que estavam no local e afirmou que o investimento na educação para a comunidade era fundamental. Sabemos da importância desse momento, mas temos que respeitar o pontapé inicial dessa obra e parabenizar a gestão do governo anterior, que começou tudo isso. Quero também agradecer ao prefeito e toda sua equipe que nos atende muito bem nestes quatro meses que estamos à frente da associação de moradores. Temos o desafio de manter e respeitar este ambiente que nos é entregue hoje, com amor, zelo e cuidado", disse Miltão, que é aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional e mora na comunidade há 25 anos. Quem acompanhou a solenidade com entusiasmo foi o metalúrgico aposentado, Walter Jorge, 57 anos, morador no bairro Vista Verde. Ele se disse feliz pela conquista das comunidades e ressaltou a importância de que seja feito um cinturão de proteção para o CEI Vila Rica. "Precisamos agora garantir a segurança no entorno da creche para que n ão haja depredação e furtos de equipamentos, como vemos em outras localidades e cidades. ESTRUTURA - A unidade educativa foi construída vai atender 200 crianças, de seis meses a 3 anos, divididas em duas turmas de berçário, três de maternal I, três de maternal II e duas de maternal III. A creche segue o padrão do Governo Federal e as obras foram fiscalizadas pelo IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A obra do Centro Municipal de Educação Maria dos Santos Ribeiro Hygino teve investimento de R$ 2.273.795,68
A nova unidade contará com 10 salas de atividades, sala multiuso, sanitários com acessibilidade (adulto e infantil), secretaria, sala de professores/reuniões, sala de direção, almoxarifado, lactário, solário, depósitos, lavanderia, refeitório, cozinha, pátio coberto, playground e jardim/horta. O Centro Municipal contará com uma equipe técnica composta por diretora, vice-diretora, dirigente de turno, professor orientador, secretária, oito professores, 22 auxiliares de educação, duas merendeiras e quatro serventes.