top of page

ESCOLA MILITAR DOS BOMBEIROS É CONFIRMADA NO CIEP DO AÇUDE

Wilson Witzel aprovou, e local será sede da primeira unidade escolar militar do Estado

Foto: Divulgação

Coronel Bombeiro Ricardo Macedo acompanhou Witzel e Pedro Fernandes em visita ao Ciep-403, no bairro Açude II


Em visita ao Ciep 403 'Maria de Lourdes Giovanetti', no bairro Açude II, o governador Wilson Witzel (PSC) e o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, anunciaram que o prédio da unidade desativada vai abrigar a primeira Escola Militar do Corpo de Bombeiros no Estado do Rio de Janeiro. Eles estavam foram recebidos por moradores e membros da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Açude (AMABA), que iniciou uma ferrenha batalha pela manutenção das atividades no prédio do educandário.

O governador Wilson Witzel garantiu à comunidade que o local será o primeiro de muitos outros projetos de sua administração no estado do Rio. “Quero anunciar que o local está aprovado e que as aulas vão começar em março. Queremos marcar a nossa administração no Rio de Janeiro dando oportunidade para o jovem estudar. Fechar escola jamais. Podemos abrir escolas, mas fechar jamais”, discursou o governador.

Segundo o secretário Pedro Fernandes, o Corpo de Bombeiros vai assumir e elaborar a grade curricular da Escola. “Poderemos oferecer até 1.500 vagas em Volta Redonda, sendo que, de imediato, já iremos abrir três turmas iniciais e já no segundo ano, teremos turmas do quinto e sexto anos, já que a escola terá uma sequência de ensino”, disse Fernandes, frisando que o projeto terá a parceria do município que ajudará na infraestrutura e no transporte de alunos. “Pelo que avaliamos, o emergencial é uma pintura em todo o prédio, e com esta aprovação do governador, tudo agora vai caminhar mais rápido”, garantiu o secretário.

Na cerimônia, Fernandes também confirmou que a cidade de Miguel Pereira abrigará uma outra Escola Militar. “Ela será instalada no Ciep 494 'Alexandre Carvalho', no bairro Guararapes, que está em ótimas condições físicas”, destacou ele, lembrando que as novas escolas militares são dirigidas a turmas do Ensino Médio e que os alunos terão aulas em horário integral, sendo que um turno com aulas regulares e no outro com disciplinas militares, com noções de defesa civil e combate a incêndios e educação cívica.

Esta foi a terceira visita feita por representantes estaduais para avaliar a situação do Ciep. Na última quinta-feira (07/02), uma equipe técnica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, coordenada pelo Diretor Geral de Ensino da Instituição, coronel Ricardo Macedo, visitou o local e fez uma avaliação minuciosa em toda a instalação. Ainda na visita deste sábado, estavam o prefeito Elderson da Silva, o Samuca (sem partido), deputado federal Alexandre Serfiotis (DEM), os vereadores Rosana Bergone (PRTB), Sidney Dinho (Patriota) e Rodrigo Furtado (PTC), além do e o ex-prefeito e ex-deputado Gothardo Lopes Neto (PSC), anunciado pelo governador como o grande articulador dos projetos do governo no interior do Estado.

O vereador Rodrigo Furtado aproveitou a presença do governador e do secretário de Educação para solicitar que as vagas disponibilizadas na unidade sejam oferecidas em regime de ampla concorrência, sem beneficiar filhos de militares com maior porcentagem. Rodrigo explicou que considera interessante a ideia de oferecer o percentual de vagas de forma igualitária para os alunos interessados, completando que esta solicitação oportuniza de forma justa o ingresso.

- Essa é uma das nossas preocupações, proporcionar acesso a todos que desejam este tipo de formação. Acredito que o espaço do Ciep atende às necessidades do projeto. Estamos no caminho certo para que este sonho se torne realidade, capacitando nossos jovens através de um ensino de qualidade e focado na formação cidadã - explicou o parlamentar.

A vereadora Rosana Bergone, por sua vez, se colocou à disposição para buscar maior envolvimento de outas comunidades neste, e em outros projetos educacionais. “Quero enaltecer a atuação do grupo 'Mais Ciep Por Favor', que batalha desde 2016 pelo não fechamento da escola. A chegada desta escola vai refletir na segurança pública e no social desta comunidade. O Açude será um novo bairro, a partir de agora. Em nome dos moradores, quero agradecer ao governador e ao secretario Pedro Fernandes. Me coloco à disposição para ajudar, pois sou a favor de que os jovens tenham oportunidades. Através da educação, vamos transformar muitas pessoas”, disse a vereadora Rosana Bergone, que vem acompanhando o desenrolar da escolha do local em Volta Redonda para abrigar a Escola Militar.



Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page