COMUNIDADE DO BAIRRO 249 RECEBE CRECHE DO GOVERNO
Escola atende moradores dos bairros Jardim Europa, Jardim Ponte Alta, Conforto e Ponte Alta
Fotos: Gabriel Borges/Secom-VR
O prefeito Elderson da Silva, o Samuca (sem partido), entregou na manhã de
sexta-feira (08/02), um novo Centro Municipal de Educação Infantil. A unidade já está em funcionamento no bairro 249, e atende a 310 crianças entre dois e cinco anos, divididos entre o 1º e o 2º período. Além dos moradores da 249, a escola atende os bairros Jardim Europa, Jardim Ponte Alta, Conforto e Ponte Alta. A obra do Centro Municipal de Educação Infantil 'Irlei Lobo' teve investimento de R$ 1.466.167,69.
A cerimônia de inauguração, que contou com a presença dos alunos, pais, professores e comunidade dos bairros assistidos, além de secretários municipais, teve clima de sonho realizado. Os agradecimentos começaram pelo presidente da Associação de Moradores da 249, José Pereira Portela, que lembrou que a implantação da unidade era um desejo antigo dos moradores do bairro. “É muito gratificante ver esse espaço todo dedicado às crianças. Educação e saúde devem ser prioridade e é exatamente isso que o Samuca tem feito”, falou.
Em seguida, a diretora da unidade, Viviane Pires, emocionou a todos com discurso que enalteceu o capricho na construção da escola. “É uma unidade moderna e funcional, o que favorece o aprendizado dos alunos, pois formar cidadãos é o nosso compromisso”, disse, prometendo zelar pela “nova casa”.
Foto: Divulgação/Assessoria do Vereador
O vereador Maurício Pessoa, que acompanhou a campanha da Associação de Moradores e comunidade pela construção da escola, ressaltou que a entrega da unidade é uma conquista para as crianças da 249 e bairros vizinhos. “Essa inauguração coloca o nome Samuca definitivamente na história de Volta Redonda e prova o compromisso com a educação”, afirmou e ainda acrescentou: "Lutamos muito ao lado no 'Amigo Portela' para a realização deste antigo sonho dos moradores. Obrigado Portela por permitir nossa participação na realização deste sonho", concluiu o parlamentar.
O vice-prefeito Maycon Abrantes, que também é presidente da Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohab), acredita na transformação pela educação. “Precisamos garantir conforto e aprendizado para as crianças e tranquilidade para os pais”, afirmou.
A visão e os discursos das autoridades foram comprovadas pelos pais dos alunos da nova unidade da Educação Infantil. Maria Edvânia de Moraes, mãe do Gabriel, de quatro anos; e Jéssica Aparecida Faria Ferreira, mãe de Lucas, de três anos, fizeram questão de falar sobre a nova escola.
“É muito bom saber que eles estão num ambiente feito só para eles, um ambiente confortável”, disse Edvânia. Já Jéssica Aparecida acredita que a nova escola também seja importante para os educadores. “Se o local de trabalho é agradável, os profissionais tendem a trabalhar com mais amor”, falou.
O prefeito Samuca encerrou a solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil Irlei Lobo, dando outra boa notícia aos moradores. “Vamos reformar o Centro Municipal de Educação Infantil Zilda Arns, que funciona no Conforto, e ampliar ainda mais as vagas para as crianças dessa região”, contou.
Ele reafirmou o compromisso de entregar à população as obras que estavam paradas e só visitar o espaço quando já estiver servindo os moradores. “Uma obra só está realmente concluída quando entra em funcionamento. Quando é ocupada pela população”, disse.
Samuca falou que investimentos são possíveis quando há correta aplicação do dinheiro público e lembrou outras conquistas como as Unidades de Saúde do Padre Josimo e Água Limpa, a Unidade Descentralizada de Fisioterapia, também no Água Limpa, além da Rodovia do Contorno e a implantação do Tarifa Comercial Zero. “Aproveito também para convidar para a inauguração, neste sábado, às 10h, da Arena Esportiva, no bairro Voldac”, disse o prefeito, lembrando que esta é mais uma obra que a nova gestão recebeu parada e entrega funcionando à população.
A ESCOLA – A nova unidade tem com cinco salas de aula, sala de repouso, brinquedoteca, escovódromo, banheiros adaptados, sala de informática, solário, além de salas de professores e espaços destinados à administração e serviços. As áreas comuns incluem refeitório, salas de leitura e sala de multiuso. O Centro Municipal contará com uma equipe técnica composta por diretora, vice-diretora, professor orientador, auxiliar de secretaria, 13 professores, seis auxiliares de educação e duas merendeiras.
Com a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil, Volta Redonda passa a contar com 21 unidades destinadas a primeira infância, atendendo mais de 10.500 crianças de 02 a 05 anos.