RETIRO E DEMAIS BAIRROS TERÃO ACESSO AO 'INSS DIGITAL'
Foto: Divulgação/Assessoria CMVR
O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, vereador Edson Quinto (PR), confirmou nesta terça-feira (29/1), por meio da assessoria, que o posto do 'Na Hora' permitirá aos moradores do Retiro, e demais bairros, acesso à modalidade 'INSS Digital'. A implantação e o acesso foram disponibilizados após solicitação da Mesa Diretora do Legislativo ao prefeito Elderson da Silva, o Samuca (sem partido), por meio do ofício nº 015/2019.
O INSS DIGITAL é um programa que já funciona em diversas cidades do Brasil, sanando problemas relacionados a benefícios como aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade, aposentadoria rural, salario maternidade e, outros serviços prestados pelo Órgão. De acordo com o presidente Edson Quinto, a solicitação feita na semana passada, considerou que diversos contribuintes da cidade tivessem disponibilizada a implantação do serviço no posto do 'Na Hora' - antiga Subprefeitura do bairro Retiro, coordenado por Almazyr Mattos Junior.
Segundo Almazyr Mattos, o primeiro passo é capacitar o funcionalismo público para dar um atendimento de qualidade à população. “Para nós é um serviço interessante e que vai atender a um grande fluxo de pessoas. Vamos capacitar os funcionários, que também receberam instruções do INSS para atender população com qualidade e rapidez”, destacou.
O prefeito Samuca enfatizou que o 'Na Hora' tem toda a estrutura para atender e prestar esse serviço para a população. “Esse tipo de serviço vai facilitar muito para os moradores da região que não vão precisar se deslocar até o INSS podendo dar entrada nestes serviços em um só local. O 'Na Hora' tem estrutura, tecnologia para prestar esse tipo de atividades para a população. Em 60 dias esperamos entregar este serviço à população”, contou
Com base na distância da Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e, buscando sanar os problemas enfrentados com o deslocamento até o Centro da cidade. Assim, os usuários do grande Retiro e de bairros próximos, passarão a dirigirem-se ao 'Na Hora'- antiga Subprefeitura, para resolver assuntos relacionados a benefícios diversos.
Durante a conversa, Edson Quinto expôs ao prefeito e ao gerente executivo do INSS, Erik Higino, e que já firmaram esse compromisso, beneficiando as comunidades do grande Retiro, complexo Vila Brasília, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Santo Agostinho, Volta Grande, Belmonte, Padre Josimo, bem como outros bairros. E, na clareza de sua argumentação, conquistou pontos de atendimentos já que, além do 'Na Hora', no Retiro, também será estendido aos bairros Santa Cruz e Santo Agostinho.
- Vai facilitar a vida do cidadão que busca esse tipo de serviço do INSS. Foi apenas um pequeno entendimento entre as partes e já faz a diferença na vida do cidadão -, disse Edson Quinto, ao sair da reunião.
Também participou do encontro o superintendente do Centro Universitário de Volta Reonda (UniFOA), José Ivo. Segundo ele, o projeto apresentado surgiu de uma necessidade dos alunos da instituição em ter acesso a uma documentação oferecida pelo INSS. "A bolsa oferecida pela instituição requer o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) que é um dos serviços do INSS e os alunos demandavam um tempo grande e em uma determinada época do ano. O próprio INSS tinha que atender a demanda desses alunos. Então surgiu a ideia de levar o serviço para dentro da UniFOA. Depois disso resolvemos apresentar ao prefeito para levar essas melhorias para a população da cidade", contou.