LIGHT INVESTIU R$ 40 MILHÕES NO VALE DO PARAÍBA EM 2018
Objetivo era se preparar para o verão, empresa aumenta número de equipes de emergência no período
Fotos: Divulgação/Assessoria Light
Com o objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema elétrico da Regional Vale do Paraíba e minimizar as intempéries no verão, a Light investiu cerca de R$ 40 milhões em 2018. Durante todo o ano, foram realizadas 483 inspeções em 10,7 mil km de circuitos e equipamentos, nos 19 municípios atendidos pela empresa na região. A partir destas inspeções e de estudos, 72.818 podas de árvores foram feitas, além da retirada de 71,9 km² de faixas de vegetação, da instalação de 239 equipamentos de proteção, da substituição de 14km de rede por padrão mais robusto, e do tratamento de 59 circuitos de baixa tensão, além de outros serviços de rede e estrutura, tais como substituição de postes, cruzetas e isoladores.
Atendimento Emergencial
No entanto, para atender situações emergências e restabelecer o fornecimento de energia com maior agilidade no período, houve mobilização maior de equipes de operação em campo.
Desde 1° de dezembro de 2018, 21 dias foram classificados como críticos no Vale do Paraíba, seguindo a Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nº 482, nos quais foram registrados ventos de 90 km/h, chuva de granizo, quedas de árvores e alagamentos de ruas. Nessas situações, houve o incremento de mais de 70% de profissionais nas ruas para a normalização da situação.
Até o momento, também desde 1º de dezembro de 2018, a Light contabiliza 274 interrupções no Vale do Paraíba, sendo 76 causadas por queda de árvores, 70 por vendaval e 128 por temporal.
Trabalho conjunto com prefeituras
Em relação especificamente às podas de árvores, a Light faz um trabalho conjunto com algumas prefeituras do Vale do Paraíba, no que diz respeito ao treinamento. No caso de Volta Redonda, por exemplo, a parceria é por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA). Na terça-feira (22/01) houve aula prática instruída por técnicos da Light no bairro Barreira Cravo, com aulas de avaliação de manejo, corte, poda de formação, poda de limpeza, poda de redução, além de uso de caminhão com cesto telescópico (duplo), motosserras, equipamentos de proteção individual, facão, caminhão de apoio (entulhos).
“É uma ação inédita, histórica. E parcerias com a Light são importantes, gerando benefícios para a população, como a instalação de lâmpadas LED nas escolas municipais e o trabalho de eficiência energética no Hospital São João Batista. Estamos caminhando juntos. A gente quer fazer com que Volta Redonda se torne de fato uma cidade mais verde”, afirmou o prefeito de Volta Redonda, Elderson da Silva, o Samuca (sem partido).
“Esta ação de capacitação faz parte do projeto da Light “Poda Integrada ao Poder Público”. A iniciativa é fundamental para o alinhamento da empresa com a Legislação Ambiental Municipal e para a aplicação de técnicas que atendam à qualidade dos serviços prestados com eficiência e segurança”, disse Renato Melo, Gerente Regional da Light. “O treinamento vai contribuir para melhorar o fornecimento de energia, já que a queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica é uma das principais causas de desligamentos na região. Desta forma, a Light firma o compromisso da empresa com os clientes, o poder público e a sociedade”, finalizou Rogério Ribeiro da Cruz, Técnico de Campo da concessionária de energia.