SAAE-VR PROMOVE OPERAÇÃO TAPA-BURACO EM RUAS DOS BAIRROS
Moradores do bairro Vila Americana seguem cobrando uma ação mais eficaz
Foto: Evandro Freitas/Secom-VR
Dando sequência à operação tapa-buraco, uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) esteve na manhã de terça-feira (15/1) na Rua Francisco Lau, no bairro Voldac, para tapar e recolocar o asfalto num trecho da via, próximo à entrada da Ilha São João. O prefeito Elderson da Silva, o Samuca (sem partido), esteve no local para acompanhar de perto os trabalhos.
“Obras como esta estão espalhadas por toda a cidade e só são possíveis com uma gestão pública eficiente, retomando a capacidade de investimento aos poucos em nossa cidade. Mostra a importância da valorização do IPTU, do imposto pago pelo cidadão”, afirmou Samuca.
O diretor-presidente do Saae-VR, José Geraldo Santos, o Zeca, afirmou que a recomposição asfáltica feita pela própria autarquia permite uma ação mais rápida. “Todas as intervenções realizadas pelo Saae, tanto de água quanto de esgoto, estamos fazendo essa reconstrução do recapeamento asfáltico. Na segunda-feira, fizemos no Conforto, na semana passada, no Três Poços, São Lucas e Vila Santa Cecília. Daqui do Voldac, vamos para outras localidades como Niterói e Siderlândia”, explicou Zeca, lembrando que essa operação teve início no final de novembro do ano passado e será permanente, percorrendo todo o município.
O motoboy Renan Felipe Moreira, de 30 anos, passou pela rua do Voldac no momento da ação do Saae e elogiou a rapidez da prefeitura em melhorar o asfalto da cidade. “O trabalho está ajudando bastante, evitando acidentes. Está atendendo a população e consigo trabalhar tranquilamente”, frisou o motoboy, que trabalha na área do Santo Agostinho.
INCÔMODO - Por outro lado, os moradores do bairro Vila Americana, na outra margem do Rio Paraíba do Sul, seguem cobrando uma ação mais eficaz da Associação de Moradores local, para as mesmas questões. No aplicativo de comunicação criado pela entidade, são frequentes as reclamações quanto à quantidade de buracos no asfalto, deixados após seguidas obras de reparo das redes de água e esgoto do bairro.
O aposentado Walmir Reis, 62 anos, morador na Rua Alasca, fez uma vistoria em várias das ruas do bairro e contabilizou cerca de 15 falhas no asfalto, provocadas após serviços realizados por funcionários do Saae-VR. "Na Rua Canadá, eu mesmo coloquei concreto nos buracos para evitar risco de acidentes com idosos e crianças. Reconhecemos que após feito o reparo nas tubulações, é preciso certificar-se de que o problema ficou resolvido. Mas, existem locais em que os buracos estão abertos há quase um ano", afirmou o morador.
Algumas das vias listadas pelos moradores são Avenida Argentina, Avenida Dr. Guanayr Horst (Beira Rio) com a Rua Canadá, Rua Haiti esquina com Avenida Argentina, Avenida Dr. Guanayr Horst (Beira Rio) com Rua Colômbia, Rua Cuba (próximo ao Clube do Saae-VR), e próximo ao Colégio JB de Athaíde.
O presidente da Associação de Moradores, Júlio Gil da Cunha, usou o aplicativo de comunicação para informar que após o período de chuvas os buracos identificados serão tampados. "Informo que todos os buracos já identificados foram informados ao secretário municipal de Infraestrutura, Antônio Tavares, o 'Toninho Oreste', e os trabalhos serão feitos após a temporada de chuvas. Isso se faz necessário para que não se perca tempo e dinheiro recapeando durante este período", explicou o líder comunitário.