SMI-VR FAZ AÇÃO DE RETIRADA DE ENTULHO NA VILA AMERICANA
Para cada ação o governo municipal gasta recursos que poderiam ser investidos em outras ações necessárias à população
Fotos: Gazeta dos Bairros
Retroescavadeira, três caminhões e equipe de funcionários foram deslocados pela SMI para retirar entulho das margens do Rio Paraíba do Sul, na Vila Americana
Na manhã desta sexta-feira (11/1), funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda deram continuidade aos serviços de retirada e transporte de entulho jogado em áreas do bairro Vila Americana. Uma retroescavadeira, três caminhões e equipe de funcionários foram deslocados para promover a limpeza e retirada do entulho.
Os locais visitados e recuperados foram na Rua Venezuela, próximo ao Clube Flamenguinho, e na Avenida Dr. Guanayr Horst (Beira Rio), em frente à Creche Municipal Amor Perfeito, embaixo da Ponte da Radial Leste. É sabido que para cada ação dessa, o governo municipal gasta recursos, já escassos, que poderiam ser investidos em outras ações mais necessárias à população.
A solicitação para os serviços partiu dos próprios moradores das áreas afetadas pelo descarte de entulho e lixo por vizinhos e, até mesmo, por moradores de outros bairros daquela região. A direção da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Vila Americana (AMAVILA) também se envolveu no problema, e vem promovendo debates com moradores sobre o assunto, por meio de aplicativo de comunicação via celular.
Enquanto isso, o aposentado Manoel Salles, 72 anos, morador na Rua Equador, no mesmo bairro, busca recuperar as margens do rio. Sempre acompanhado de sua 'fiel escudeira', a cadelinha Katrina, ele vem atuando na solitária limpeza da margem do Rio Paraíba do Sul, e realizando plantio de espécies vegetais ornamentais e frutíferas. Entre as espécies ornamentais estão a Dieffenbachia seguine, conhecida pelos nomes comuns de comigo-ninguém-pode e aningapara (1); Tradescantia spathacea, popularmente chamada de Abacaxi-roxo, Moisés-no-berço, Espada-de-iansã (2). Já entre as espécies frutíferas estão a Laranja, Tangerina, Pêssego, entre outras.
Questionado sobre a ação desenvolvida nos últimos meses, o idoso sorriu e disse ser para melhorar a qualidade de vida de todos. "Temos que tomar uma atitude positiva, pois não adianta reclamar e nada fazer. Resolvi agir para recuperar o que eu puder, e conto com a colaboração de todos os vizinhos", disse ele.
Também na Vila Americana, um morador decidiu, há três anos, contribuir efetivamente para a proteção ambiental. O metalúrgico aposentado, Walmir dos Reis, 62 anos, morador da Rua Alasca, tomou a iniciativa e promoveu a limpeza de uma área pública que estava sendo degradada como depósito de lixo e entulho. Objetivando impedir o despejo de entulho e conscientizar os demais moradores e visitantes do bairro, ele iniciou o plantio de árvores frutíferas e plantas ornamentais na área localizada na Avenida Argentina, abaixo do viaduto/ponte da Radial Leste, entre os bairros Vila Americana, Aero Clube e Água Limpa.
Walmir conta que em 2015, teve a ideia de reformular, limpar e revitalizar o local, após perceber que moradores da comunidade e de outros bairros passaram a utilizar o local como vazadouro de lixo, carcaça animal e entulho diverso. "Foi um grande susto que tomei. Imagina você perceber uma área com toda aquela extensão sendo utilizada para receber lixo e inservíveis?", questiona ele, acrescentando ser o local uma espécie de "cartão de visitas do bairro".
Manoel Salles, sempre acompanhado da cadelinha da família,"Katrina", segue plantando mudas de plantas e cuidando da margem do Rio Paraíba do Sul
O metalúrgico aposentado, Walmir Reis, foi o precursor na recuperação de áreas degradadas e na conscientização de moradores da Vila Americana
Margem do Rio Paraíba do Sul antes da revitalização feita por Manoel Salles era degradada por moradores
Moradores de outros pontos do bairro se deslocam para vazar entulho às margens do Rio Paraíba do Sul, na Vila Americana
(1) Conhecida pelos nomes comuns de comigo-ninguém-pode e aningapara, é uma planta da família das Araceae muito apreciada como ornamental de interiores, dada a sua tolerância à baixa luminosidade ambiente e baixa umidade relativa do ar. Fonte (Wikipédia)
(2) Planta herbácea, rizomatosa, de folhagem perene e colorida, cultivada em diferentes regiões tropicais do mundo por suas qualidades como ornamental. Ela forma rosetas densas e simétricas, com suas folhas eretas, côncavas e lanceoladas. Fonte (Jardineiro.net)