DNIT PUBLICA CESSÃO DE BR-393 AO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA
Foto: Divulgação/Secom-VR
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou na segunda-feira (07/1), o extrato do termo de transferência do trecho da BR-393 para o município de Volta Redonda. Assim que recebeu a informação, o prefeito Elderson da Silva, o 'Samuca' (sem partido), determinou o início da pintura da sinalização horizontal da via, para demarcar novas vagas de estacionamento.
Na mesma noite, Samuca acompanhou o início da pintura junto com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, e o vereador Washington Granato (PTC). Duas equipes começaram a demarcar as vagas de estacionamento, pelo bairro 207 e na Vila Santa Cecília. O trecho municipalizado se estende das imediações da antiga boate Porão até o limite de Volta Redonda com Barra Mansa, na altura do bairro Santa Inês.
Granato afirmou que os serviços que estavam sendo realizados era necessário há muitos anos. "Sendo uma via federal, a dificuldade em sua manutenção era notória. Fico feliz em contribuir para que a população de Volta Redonda, em especial aos que utilizam aquela rodovia, bem como os que lá trabalham, sejam beneficiados de alguma forma", afirmou o parlamentar.
O prefeito disse que esse é mais um grande nó que foi desatado pela administração municipal. A municipalização foi negociada pelo prefeito e pelo vereador Granato, que estiveram por diversas vezes em Brasília para conseguir com que Volta Redonda assumisse o trecho urbano.
- A publicação apenas oficializou a municipalização do trecho, que passa a ser administrado pela prefeitura. Com isso, poderemos promover melhorias, regularizar as vagas da Vila Santa Cecília, 207 e Avenida Getúlio Vargas, por exemplo. Além disso, vamos poder implantar ciclovias, entre outras ações de mobilidade urbana - afirmou o prefeito Samuca.
O prefeito lembrou que, atualmente, é proibido o estacionamento de veículos na BR-393 no trecho que passa pela 207, em frente ao shopping na Vila Santa Cecília, e na Avenida Getúlio Vargas.
- Determinei que todas essas vagas sejam devolvidas ao cidadão. Por isso essa municipalização é importante para a mobilidade urbana da nossa cidade. Conseguimos através de muito diálogo. Lembro que essa municipalização só foi possível com a inauguração da Rodovia do Contorno, que tirou oito mil veículos por dia de transitar pela nossa cidade – completou Samuca.