top of page

MAURÍCIO PESSOA SE DIZ PREOCUPADO COM 'NOTA BAIXA' DA QUALIDADE DE UNIVERSIDADES

Foram 278 instituições de ensino superior com desempenho inferior às demais instituições avaliadas em 2017


O vereador Maurício Pessoa (PSC) afirmou esta semana que está preocupado com os resultados obtidos por algumas instituições de ensino superior no País, em 2018. Ele avaliou como alarmante os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde informa que "278 instituições de ensino superior no Brasil tiveram desempenho inferior às demais instituições avaliadas em 2017".

De acordo o parlamentar, a autarquia do Ministério da Educação (MEC), avaliou que 13,5% das instituições de ensino no Brasil tiveram um Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 1 ou 2 em uma escala que vai de 1 a 5. "Muito preocupante, principalmente quando nossos jovens estão em busca de graduação para melhorar as condições de empregabilidade e da prosperidade pessoal", comentou Maurício.

Segundo dados do Inep, o índice 3 reúne a maior parte das instituições. Aquelas que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5. No ano passado, 10 instituições de ensino tiveram o menor índice, 1, e 268, o índice 2. A maior parte, 66% das instituições, obtiveram índice 3. Na outra ponta, cerca de um quinto, 20,5% obtiveram índices 4 ou 5.

Para o vereador Maurício Pessoa, o momento é de debater com as reitorias das instituições para buscar solução a médio prazo.

- Temos em nossa região um número importante de centros universitários de qualidade. E precisamos melhorar essa qualidade ainda mais, para atender à demanda sempre constante -, avaliou o parlamentar.

METODOLOGIA - O IGC é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. Ele é calculado anualmente e leva em consideração uma série de insumos como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós.

Entra no cálculo também o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez é calculado com base na nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) - que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante - e no perfil dos professores.

Ao todo, 10.210 cursos tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e 2.066 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2017 divulgados hoje. Para o cálculo do IGC 2017, foram considerados CPCs de anos anteriores, totalizando 22.271 cursos de graduação. Foram considerados ainda 4.245 programas de mestrado e doutorado.

Os índices obtidos por cada instituição podem ser acessados no site do Inep.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page