top of page

RODRIGO FURTADO ACOMPANHA INEA DURANTE FISCALIZAÇÃO

Vereador adiantou que utilizará o recesso legislativo para intensificar as ações e apurar as informações


Foto: Divulgação

O vereador Rodrigo Furtado (PTC) acompanhou durante a manhã desta quinta-feira (20/12) a fiscalização promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no pátio de armazenagem de escória oriunda da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e gerido pela Harsco Metals. O espaço fica localizado nas imediações do bairro Brasilândia. O legislativo se encontra em recesso e o período, segundo o parlamentar, será aproveitado para intensificar as ações e coleta de informações.

Rodrigo é presidente da Comissão Especial, criada pela Câmara Municipal, com o intuito de apurar as possíveis irregularidades e amparar, na qualidade de 'amicus curiae' (amigo da corte), o trabalho desenvolvido pelo órgãos fiscalizadores.

A diligência do Inea integra o trabalho de verificação do cumprimento da liminar, que prevê diversas determinações a serem cumpridas pelas empresas envolvidas, entre elas: a análise periódica do material armazenado e a remoção do excedente de escória, reduzindo as pilhas a quatro metros de altura. Estima-se que, após a decisão, estejam sendo retirados cerca de 40 mil toneladas de material por mês, transportados através de caminhões.

Os técnicos do órgão, durante a visita de hoje (20), coletaram amostragens das pilhas durante mais de três horas. O material será submetido a testes nos próximos dias, com o objetivo de analisar sua caracterização e se há risco de impacto ambiental.

O parlamentar afirmou que promoverá visitas periódicas a campo para acompanhar a evolução do cumprimento das estipulações do Ministério Público.

- Estamos cumprindo nosso papel e apurando as informações necessárias. É isso que a população espera. Precisamos dar uma resposta e colaborar para que as determinações sejam devidamente cumpridas. Até o momento, as empresas estão colaborando no processo de cessão de dados. O objetivo é resolver a situação e readequar os pontos irregulares, reduzindo as possibilidades de impactos ambientais - frisou.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page