top of page

MTb PROMOVE 'DIA D' PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES

Vereador Washington Uchôa participou do 'Dia D' de inclusão de pessoas com deficiência

Foto: Divulgação

O Ministério do Trabalho (MTb) promoveu na última terça-feira (27/11), no Sest/Senat, em Barra Mansa, o Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Segurados Reabilitados do INSS, denominado de 'Dia D'. O evento teve por objetivo captar currículos de PCD (Pessoa com Deficiência). Diversas empresas da região estão no evento, entre elas UBM, Unimed, USS, Zamix, Bramil, CSN, Cidade do Aço, entre outras.

O vereador Washington Uchôa (PRB), que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal, participou do evento e se disse muito contente em ver o empenho de tantas empresas.

- Nossos deficientes merecem boas oportunidades de trabalho e empresas preocupadas em realmente inseri-los e não só cumprir a cota – disse.

Segundo Luiz Felipe Monsores de Assumpção, gerente regional do trabalho e emprego em Volta Redonda, o evento é importante por servir de espaço de confluência de discurso entre o Estado, o mercado de trabalho e a narrativa da sociedade, das famílias e entidades de apoio. “Nossa expectativa para o evento é boa. Fizemos um esforço amplo na divulgação. Esperamos cerca de 100 a 200 pessoas”, disse.

Para Marcia Alvarenga de Moraes, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped) e presidente da Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais (Apadem), qualquer evento que envolva o PCD é sempre muito importante.

- Destacamos o 'Dia D' por falar em mercado de trabalho e a pessoa com deficiência tem muita dificuldade de ser inserida nesse mercado por diversos fatores, entre eles dificuldade de adaptação, de locomoção, de acessibilidade -, falou Márcia.

Bruno Silva da Conceição tem 30 anos e sofreu um acidente em outubro de 2007. Ele reabilitado do INSS e compareceu ao Dia D em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

- Fiquei seis meses internado e voltei a andar em 2010. E desde o acidente estava sem trabalhar. Espero hoje aqui no evento conseguir retornar ao mercado de trabalho – falou, confiante.

A analista de recrutamento e seleção da Nissan, Ana Carolina Fausto, disse que a expectativa da empresa é grande.

- Participamos de um evento em Resende parecido com esse e tivemos um retorno bom, inclusive, já fizemos contratação. Trabalhamos pela cota com várias ações nesse sentido, tanto com PCDs que já trabalham com a gente, com ações para tornar o ambiente de trabalho mais acessível e agradável a eles, quanto incentivo para novos profissionais -, disse o rapaz.


Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page