TERCEIRA IDADE SE AGITA COM 'OLIMPÍADAS' EM VR
Evento promete reunir integrantes dos programas voltados para a Terceira Idade da Smel, Smac, Academia da Vida e membros da AAP-VR
Foto: Portal da Terceira Idade
No final deste mês, a população local da 3ª idade poderá mostrar seu dom para a prática esportiva do atletismo e outros esportes. Entre os dias 28 e 30 de novembro acontecerá a primeira edição dos 'Jogos Municipais da Melhor Idade', promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O evento promete reunir integrantes dos programas voltados para a Terceira Idade da Smel, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), além de frequentadores da Academia da Vida e membros da Associação dos Aposentados de Volta Redonda (AAP-VR). A abertura acontece na próxima quarta-feira (28/11), às 07 h, na Arena Multiuso, na Ilha São João, no bairro Voldac. Entre as modalidades que deverão ser disputadas estão: futsal, futebol society, vôlei, basquete, atletismo (com corridas de 50 e 100 metros), natação, peteca, boliche e jogos de salão (dama, buraco, trinca e dominó).
“O que queremos é dar oportunidade a essas pessoas para mostrar o potencial delas, e a expectativa é a melhor possível, tanto no sentido da participação, quanto da integração dos competidores", afirmou o vereador Rodrigo Furtado (PTC), autor do projeto de lei n° 5.425, que propõe a inserção social dos idosos e a prática de atividade física, ao qual recebeu denominação no projeto como "Olimpíadas da Terceira Idade", conforme explicou o parlamentar, porém foi alterado pelos organizadores.
- Nosso objetivo é permitir aos idosos uma vida mais saudável, no que diz respeito às práticas esportivas, visando a manutenção da saúde. Com isso, haverá um monitoramento da saúde da nossa terceira idade. A simples alteração do nome do evento não muda nada em nosso objetivo principal - afirmou o vereador.
Rodrigo Furtado explicou ainda que além da promoção e realização do evento, o governo deverá garantir a manutenção e funcionamento de aparelhos esportivos disponíveis na cidade. "Essa lei transcende a questão do idoso. É que por meio dela, o governo municipal terá de manter funcionando para toda a população o Parque Aquático da Ilha Pequena, e a Arena Esportiva Nicolau Yabrudi “Seu Lula”, ambos no bairro Voldac. BEM VIVER - Estudiosos e profissionais geriatras afirmam que a atividade física regular é um dos segredos para manter-se saudável na terceira idade. São os idosos quem mais se beneficiam, de todos os grupos etários, com a prática de exercícios físicos, claro que feitos com cuidado e com apoio especializado.
De acordo com o estilo de vida do idoso e com o adotado em sua vida pregressa, os especialistas acreditam que é possível o ser humano viver até os 115 anos.
Na terceira idade, os ossos e os músculos sofrem com os avanços naturais do tempo. O envelhecimento traz perdas de resistência, disposição e força física, por isso, a prática regular de esportes é essencial para prolongar o organismo sadio, deixando o corpo esbelto e jovial, melhorando, inclusive, a aceitação dessas mudanças com mais naturalidade e vitalidade.