TRE-RJ SORTEIA 15 URNAS PARA AUDITORIA NO 2º TURNO
Foto: Arquivo TRE-RJ
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sorteou, na manhã deste sábado (27/10), 15 urnas que serão usadas, no dia da eleição, neste domingo (28/10), na Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, também chamada de "votação paralela", e na Auditoria da Urna na Seção Eleitoral. O vice-presidente do TRE-RJ e corregedor regional eleitoral, desembargador Carlos Santos de Oliveira Passos, conduziu a cerimônia do sorteio ao lado do presidente da Comissão de Avaliação da Votação Paralela, juiz Rafael Estrela Nóbrega.
Foram sorteadas, para a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, as urnas das seções eleitorais 183 da 4ª ZE (Botafogo - Capital), 195 da 148ª ZE (Magé), 328 da 120ª ZE (Campo Grande-Capital), 270 da 138ª ZE (Queimados) e 13 da 200ª ZE (Duque de Caxias). Já para a Auditoria da Urna na Seção Eleitoral, foram sorteadas as urnas das seções 229 da 103ª ZE (Duque de Caxias), 100 da 242ª ZE (Campo Grande - Capital), 248 da 68ª ZE (São Gonçalo), 199 da 233ª ZE (Padre Miguel-Capital), 202 da 131ª ZE (Volta Redonda), 478 da 25ª ZE (Santa Cruz- Capital), 202 da 132ª ZE (São Gonçalo), 43 da 40ª ZE (Três Rios), 462 da 89ª ZE (São João de Meriti) e 531 da 69ª ZE (São Gonçalo).
A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas irá ocorrer no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no Centro no Rio, no mesmo dia e horário do segundo turno, 28 de outubro, das 8h às 17h. As cinco urnas sorteadas e levadas ao CCJE na véspera das eleições receberão, no domingo de votação, os votos em cédulas de papel que foram preenchidos por representantes de partidos políticos. O objetivo é demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A partir do "batimento" dos dois resultados, é possível afirmar que não houve nenhuma fraude no processo eletrônico de votação. Neste ano, será realizada também a Auditoria da Urna na Seção Eleitoral, com o objetivo de verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e a integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas 10 urnas sorteadas neste sábado.
O sorteio contou também com as presenças do presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, e do desembargador eleitoral Antônio Aurélio Abi Ramia Duarte, além de representantes da imprensa, partidos políticos, Ministério Público (MP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A auditoria é um dos diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema de votação, mostrando para a sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é realmente segura.