UBSF DE BAIRROS ABREM NESTE SÁBADO PELO 'OUTUBRO ROSA'
Campanha de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama vai até o próximo dia 30; município vai ofertar exames de preventivo e mamografia para público alvo
Foto: Arquivo
Volta Redonda participa do 'Dia D' da Campanha de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama neste sábado (20/10). Todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, mais a Policlínica da Mulher, que fica na Rua Luiz Alves Pereira, nº 30, vão funcionar das 8h às 17h. Haverá oferta de exame preventivo para câncer de útero (papanicolau) para mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos, inclusive gestantes, e a indicação da mamografia para mulheres acima dos 59 anos.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que a adesão ao Dia D possibilita às mulheres que trabalham e não podem procurar uma unidade no meio da semana. “O objetivo é facilitar o acesso aos exames de prevenção para estas mulheres. Além disso, o Dia D pode ajudar o município a atingir a meta de três mil exames preventivos e 1,5 mamografias realizadas em outubro”, afirmou.
O 'Outubro Rosa' é uma campanha para promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução da incidência de morte por câncer de colo do útero e de mama. Em Volta Redonda, o atendimento está sendo feito por agendamento prévio e demanda espontânea, de acordo com oferta de vagas em cada unidade.
Além do Dia D, as unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, de acordo com a demanda de cada uma. Nesta semana, estarão abertas da 7h às 19h, dez unidades em dias intercalados. Na segunda-feira (22/10), as UBSFs Siderlândia e Santo Agostinho; na terça-feira (23/10), unidades do Nova Primavera e Vila Brasília; na quarta-feira (24/10), São Luiz; na quinta-feira (25/10), Açude I, Mariana Torres e Água Limpa; e na sexta-feira (26/10), ficam em horário estendido as unidades do Santa Cruz e Padre Josimo.
O prefeito Elderson da Silva, o Samuca (sem partido), afirma que Volta Redonda vai trabalhar para oferecer o maior número de exames possível. “Vamos intensificar a oferta de exames para o público alvo neste mês e desenvolver ações que possibilitem acesso de todas as mulheres. O Dia D e o horário estendido das unidades de saúde em outubro são exemplos disso”, falou.
A campanha também prevê atividades de divulgação e captação das mulheres que fazem parte do público alvo para que façam os exames. Uma equipe da Secretaria de Saúde estará neste domingo (21/10), no projeto Rua de Lazer, para fazer acolhimento das mulheres com esclarecimentos sobre a importância da prevenção.